O trabalho em redes e grupos de colaboração em pesquisa: desafios contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p1143Resumo
O artigo apresenta uma reflexão sobre colaboração interuniversitária em redes e grupos nacionais e internacionais de pesquisa na contemporaneidade, com ênfase no seu valor, nos seus impasses e nos desafios impostos às pessoas e aos grupos participantes. O trabalho parte do suposto de que cenário acadêmico brasileiro exige do professor pesquisador o ajuste dos interesses pessoais aos coletivos de pesquisadores e, ao mesmo tempo, a resposta às exigências advindas do modelo concorrencial que orienta a produção científica na contemporaneidade. Tomando isso em consideração, busca-se subsidiar os interessados na escolha das modalidades de pesquisa colaborativa e dos tipos de projetos, contribuir para a organização da divisão do trabalho no interior das equipes de pesquisa e, quem sabe, no encorajamento de coletivos de pesquisadores a empreenderem projetos colaborativos. Tendo como referencial metodológico a análise de redes sociais, a pesquisa valeu-se de estudos bibliográficos e de reflexões sobre a prática cotidiana da pesquisa em grupo no âmbito da produção científica universitária, inclusive a partir da inserção do autor deste artigo em um coletivo voltado à constituição de uma rede interuniversitária de investigação em educação.
The work in networks and groups of research collaboration: contemporary challenges
Abstract
The paper represents a reflection about inter-university collaboration in national and international networks and research groups in contemporary society, with emphasis on their value, their dilemmas and challenges posed to people and groups participating in it. The work stems from the assumption that Brazilian academic scenario requires the teacher researcher the adjustment of personal interest to the collective of researchers and at the same time the answer to the requirements arising from the competitive model that guides the scientific production nowadays. Taking this into consideration, the paper tries to subsidize those interested in determining the collaborative research and the types of projects, contribute to organize the division of labor within the research teams, and perhaps encourage collective of researchers to undertake collaborative projects. The methodological reference of the research was the social network analysis, bibliographic studies and reflections on everyday research group practice within the university scientific production, including the experience from the author of this article into a collective that aimed to establish an inter-university network education research.
Keywords: Research Networks. Scientific Collaboration. University.
Le trabajo en redes y grupos de colaboración en investigación: desafíos contemporáneos
Resumen
El artículo se centra en la colaboración interuniversitaria en redes y grupos de investigación nacionales e internacionales en la sociedad contemporánea, con énfasis en su valor, sus dilemas y desafíos que plantean a las personas y grupos que participan en él. El trabajo asume la suposición de que el escenario académico brasileño requiere el ajuste docente investigador del interés personal al colectivo de investigadores y al mismo tiempo cumplir con las exigencias derivadas del modelo competitivo que guía la producción científica en la actualidad. Tomando esto en consideración, la búsqueda es subsidiar interesados en determinar la investigación en colaboración, los tipos de proyectos y organización de la división del trabajo dentro de los equipos de investigación, y quizás, animer investigadores a llevar a cabo proyectos de investigación compartida. La referencia metodológica de la investigación fue el análisis de redes sociales, los estudios bibliográficos y reflexiones sobre la práctica cotidiana del grupo de investigación, incluyendo la experiencia de inserción del autor del artículo en un colectivo dirigido al establecimiento de una red interuniversitaria de investigación en educación.
Palabras claves: Redes de Investigación. Colaboración Científica. Universidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.