Cinema, transgressão e gênero: as infâncias de Baktay e Wadjda
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p933Palavras-chave:
Cinema, Infância, GêneroResumo
Relacionar gênero, infância e cinema neste artigo, apresenta-se como possibilidade de desconstrução, deslocamentos possíveis, movimentos reflexivos e o desafio da criação/invenção de um “outro lugar” para pesquisar e compreender as crianças. A partir dos filmes O sonho de Wadja (2012) e E quando Buda desabou de vergonha (2007), busca-se a interlocução entre a Sociologia da Infância, Estudos de gênero e Estudos Feministas para refinarmos nossas lentes, problematizando o nosso olhar adultocêntrico e androcêntrico. Dessa forma, este artigo traz fragmentos das infâncias cinematográficas de Baktay e Wadjda, as aventuras e os desafios a serem enfrentados por essas meninas para alcançarem seus sonhos e desejos, permeados de significados de gênero e reveladores de muitas questões sobre as infâncias, os lugares das infâncias, as meninas e os meninos, as transgressões e resistências das crianças. Na perspectiva de provocar reflexões sobre metodologias de pesquisa e criação com as crianças, a experiência cinematográfica é proposta como possibilidade de formação estética, na busca por refinar nossas lentes, afinar nossos olhares de adultos/as e nossa escuta com as infâncias e suas múltiplas relações. A busca por construir outros olhares para a infância aproxima da linguagem cinematográfica e permite diferentes possibilidades de vislumbrar suas múltiplas dimensões permeadas nas relações entre as crianças. O cinema como experiência, arte da memória no presente e como emergência histórica, apresenta-se como importante ferramenta teórico-metodológica para construir caminhos para uma educação emancipatória.
Cinema, transgression and gender: the childhoods of Baktay e Wadja
Abstract
Relating gender, childhood and cinema, this article is a deconstruction possibility, a possible displacements, a reflexive movements and a challenge of creation/invention of “another place” to research and understand children. Based in movies, Wadja’s dream (2012) and When Buddha collapsed in shame (2007), we seek the dialogue among sociology of childhood, studies of gender, and feminist studies to revise our lenses, questioning our androcentric and adult look. We bring in this article fragments of cinematic childhoods of Wadja and Baktay, the adventures and challenges to be faced for this kids to achieve their dreams and wishes, permeated with meanings of gender and revealing many questions about the childhoods, the places of childhoods, girls and boys, children’s transgressions and resistances. In the prospect of provoking reflections about methods of research and creation with children, the cinematic experience is proposed as possibility of aesthetic education, in the search for refine our lenses, adjust our looks from adults and our listening with childhoods and their multiple relationships. The search for building other looks to childhood bring us closer of cinematic language and allows different possibilities to glimpse its multiple dimensions permeated by the relationships between children. The cinema as experience, art of memory and as historically emergency, presents itself as an important theoretical and methodological tool to build paths for an emancipatory education.
Keywords: Cinema, childhood, gender.
Cine, transgresión y género: la niñez de Baktay y Wadjda
Resumen
Relacionar género, niñez y cine en este artículo, se presenta como posibilidad de desconstrucción, dislocamientos posibles, movimientos reflexivos y el desafío de la creación/invención de un “otro lugar” para buscar e comprender los niños. Partiendo de las películas El sueño de Wadja (2012) y Cuando Buda derribó de verguenza (2007) buscamos la interlocución entre la Sociología de la Niñez, Estudios de género y Estudios Feministas para rever nuestras lentes, problematizando nuestra mirada adultocêntrica y androcéntrica. Traemos en esto articulo fragmentos de la niñez cinematográfica de Wadjda y Baktay, las aventuras e los desafíos a ser enfrentados por esas chicas para llegaren a sus sueños y deseos, permeados de significados de género y reveladores de muchas cuestiones sobre la niñez, los lugares de la niñez, las chicas y chicos, las transgresiones y resistencias de los niños. En la perspectiva de provocar reflexiones sobre metodologías de búsqueda y creación de los niños, la experiencia cinematográfica es propuesta como posibilidad de formación estética, en la búsqueda por refinarmos nuestras lentes, agudizando nuestras miradas de adulto y nuestra escucha con la niñez y sus múltiplas relaciones. La búsqueda por construir otras miradas para la niñez acercandonos del linguaje cinematográfico y permite distintas posibilidades de vislumbrar sus múltiplas dimensiones permeadas en las relaciones entre niños. El cine como experiencia, arte de la memória y como emergencia histórica, presenta como importante herramienta teórica metodológica para construir caminos para una educación emancipatória.
Palabras claves: Cine. Niñez. Género.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional