Lendo entrelinhas e rodapés: aspectos de gênero em pesquisas com crianças sobre as mídias
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n3p961Resumo
Este artigo examina um conjunto de pesquisas brasileiras sobre as mídias na vida das crianças, colocando em primeiro plano aspectos de gênero que eram secundários na maioria dos trabalhos. Encontram-se ali registros de pesquisas de campo – principalmente falas de crianças – realizadas entre 2000 e 2010 no contexto de um grupo sediado na Universidade Federal de Santa Catarina. Tais pesquisas basearam-se nos estudos culturais, nos estudos de recepção latino-americanos e nos estudos da infância contemporâneos. Desse quadro teórico-metodológico fazem parte discussões sobre as relações de gênero na pesquisa com crianças sobre as mídias, cujos aspectos principais são sintetizados no trabalho, a partir, principalmente, de Joseph Tobin e David Buckingham. Das falas das crianças registradas e analisadas nas pesquisas, e selecionadas no âmbito do presente trabalho, conclui-se que, se muitas vezes as crianças encenam e reproduzem preconceitos, elas são também capazes de identificar na cultura das mídias elementos problemáticos do ponto de vista de gênero, que provocam desconforto, desigualdade e exclusão; que as situações de pesquisa em que as crianças se manifestam sobre sua experiência com as mídias podem ser um espaço importante de negociação e resistência; que a crítica às representações de gênero dualistas e estereotipadas nas mídias permanece sendo muito importante no século XXI. Com base na discussão, reafirma-se a importância dos projetos voltados a uma educação inclusiva, não sexista e anti-homofóbica.
Reading between the lines and footnotes: aspects of gender in research with children about media
Abstract
This article examines Brazilian studies about media in the life of children, and emphasizes aspects of gender that were secondary in most of the research. Registers were found from field research – mainly statements from children – conducted between 2000 and 2010 in the context of a study group based at the Federal University at Santa Catarina. The works examined were based on cultural studies, Latin American reception studies and on contemporary childhood studies. Discussions about gender relations in research with children about media are part of this theoretical-methodological framework, whose main aspects are synthesized in the work, mainly using concepts from Joseph Tobin and David Buckingham. The statements of the children registered and analyzed in the studies and selected in this work, led to the conclusion that children often express and reproduce prejudice. They are also capable of identifying in the media culture problematic elements from the perspective of gender that provoke discomfort, inequality and exclusion. The research situations in which the children discuss their experience with the media can be important spaces for negotiation and resistance. Criticism of dualistic and stereotyped representations of gender in the media continues to be important in the 21st century. This reaffirms the relevance of projects aimed at an inclusive, non-sexist and anti-homophobic education.
Keywords: Gender. Media. Children.
Leyendo entre líneas y pies de página: aspectos de género en investigaciones con niños sobre los medios
Resumen
Este artículo examina un conjunto de investigaciones brasileñas sobre los medios en la vida de los niños, colocando en primer plano aspectos de género que eran secundarios en la mayoría de los trabajos. Allí se encuentran registros de investigaciones de campo – principalmente declaraciones de niños – realizadas entre 2000 y 2010 en el contexto de un grupo con sede en la Universidad Federal de Santa Catarina. Estas investigaciones se basaron en estudios culturales, estudios de recepción latinoamericanos y estudios de la infancia contemporáneos. De ese cuadro teórico-metodológico hacen parte discusiones sobre las relaciones de género en la investigación con niños sobre los medios, cuyos principales aspectos se sintetizan en el trabajo, principalmente a partir de Joseph Tobin y David Buckingham. De las declaraciones de los niños registradas y analizadas en las investigaciones, y seleccionadas en el ámbito del presente trabajo, se concluye que, si muchas veces los niños exhiben y reproducen prejuicios, también son capaces de identificar en la cultura de los medios elementos problemáticos desde el punto de vista de género, que provocan malestar, desigualdad y exclusión; que las situaciones de investigación en las cuales los niños se manifiestan sobre su experiencia con los medios pueden ser un espacio importante de negociación y resistencia; que la crítica a las representaciones de género dualistas y estereotipadas en los medios permanecen siendo muy importantes en el siglo XXI. Basada en la discusión, se reafirma la importancia de los proyectos dirigidos a una educación inclusiva, no sexista y anti-homofóbica.
Palabras claves: Género. Medios. Niños.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.