Lugares, ações e intenções como possibilidades de análise: discursos sobre a escola primária rural e a formação de seus professores (Santa Catarina 1942-1955)

Autores

  • Elaine Aparecida Teixeira Pereira Centro Universitário Municipal de São José; Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Maria das Dores Daros Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p240

Resumo

O artigo tem como foco a análise de discursos produzidos sobre a escola primária rural catarinense e a formação de seus professores, os quais ora exaltavam a excelência de tal escola e formação, ora qualificavam-nas como precárias e deficientes. A partir de fontes de pesquisa, como livros, publicações oficiais, relatórios de órgãos ligados à educação, mensagens de governadores, a análise apoia-se em autores como Quentin Skinner e Pierre Bourdieu, além de Carlos Eduardo Vieira, que sugerem uma atenção especial ao lugar de onde falam os agentes sociais, a suas intenções ao escrever, bem como aos embates relacionados aos discursos produzidos. Produto das formulações de agentes ligados ao campo educacional em situações de interlocução e na atuação pública, os discursos intelectuais estão relacionados ao arcabouço teórico, ideológico e linguístico disponível em seu contexto de produção, são transversalizados por questões, debates, embates aí postos, e estão ligados a projetos e a programas de ação. Os discursos aqui analisados propõem ações e intervenções no campo educacional e apresentam contradições nas avaliações acerca da qualidade da educação catarinense, as quais dependem das variáveis utilizadas para medir tal “qualidade” e estão relacionadas às intenções e aos lugares de onde falam os autores dos discursos. 

 

Biografia do Autor

Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Centro Universitário Municipal de São José; Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José (USJ).

 

Maria das Dores Daros, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular aposentada/voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2016-06-21

Como Citar

Teixeira Pereira, E. A., & Daros, M. das D. (2016). Lugares, ações e intenções como possibilidades de análise: discursos sobre a escola primária rural e a formação de seus professores (Santa Catarina 1942-1955). Perspectiva, 34(1), 240–261. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p240

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)