Tecnologias móveis na escola: cartografia dos movimentos da gestão escolar

Autores

  • Sintian Schmidt Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Carla Beatris Valentini Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p510

Resumo

Este artigo reflete sobre o papel da gestão escolar na reconfiguração das suas práticas diante do processo de inserção das tecnologias móveis, objetivando compreender como os gestores escolares se movimentam para promover a inclusão digital dessas tecnologias às práticas pedagógicas. A cartografia é a opção metodológica, guiada pela pista da atenção e suas quatro variedades: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A produção dos dados foi realizada a partir dos registros gerados durante uma pesquisa com gestores escolares de uma escola participante da fase 2 do projeto piloto Um Computador por Aluno (UCA), sendo discutida em quatro pousos: o primeiro trata das expectativas e reações à chegada dos laptops; o segundo pouso discute a gestão de pessoas; o terceiro analisa a gestão pedagógica; e quarto traz novas configurações das práticas pedagógicas. Esta pesquisa se destaca pelo olhar atento e escuta sensível dos sujeitos que compõem a gestão escolar, que revelaram um constante devenir na abertura de novas possibilidades a partir das reconfigurações apresentadas com a inserção de tecnologias móveis na escola.

 

 

 

 

Biografia do Autor

Sintian Schmidt, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestra em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)

 

Carla Beatris Valentini, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

 

 

 

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Schmidt, S., & Valentini, C. B. (2016). Tecnologias móveis na escola: cartografia dos movimentos da gestão escolar. Perspectiva, 34(2), 510–532. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p510