O papel da escola nos “ensaios” para a cidadania

Autores

  • Cleriston Petry Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Angelo Vitório Cenci Universidade de Passo Fundo (UPF)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p582

Resumo

A partir de Hannah Arendt, analisa-se nesse artigo o papel da escola, tomando como referência a ideia de “ensaio” para cidadania. Como a Modernidade se caracteriza pela ascensão da esfera social e a diluição da distinção entre público e privado, tal como a experiência dos antigos gregos e romanos a evidenciava, é importante analisar a tarefa da escola, uma vez que para a autora esta deve ser a instituição que faz a transição do domínio familiar para a vida pública. Nesse sentido, relaciona-se a natalidade como o fato de que os seres humanos nascem para o mundo e a educação, situando a escola no âmbito pré-político. Nele, a escola se ocuparia da tarefa de “ensaiar” o estudante para a cidadania, introduzindo-o na ação e na tradição, elementos cruciais para que os “novos” adentrem ao mundo que lhes é estranho e habitado por outros adultos. Nesse sentido, a escola tem a função de educar e ensinar, findando, assim, a educação assim que o indivíduo atingir a condição adulta e se tornar um cidadão. Sem uma educação que propicie a preservação da novidade e da singularidade de cada criança e jovem, ao mesmo tempo em que permita os “ensaios” para a vida pública, corre-se o risco de perder a possibilidade de renovação do mundo e, no caso da contemporaneidade, da reestruturação da vida pública por meio da cidadania.

 

 

 

Biografia do Autor

Cleriston Petry, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Mestre e Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF).


 

Angelo Vitório Cenci, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF).

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Petry, C., & Cenci, A. V. (2016). O papel da escola nos “ensaios” para a cidadania. Perspectiva, 34(2), 582–601. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p582