Educacionalização como um processo de modernização em curso

Autores

  • Marc Depaepe Faculty of Psychology and Educational Sciences Katholieke Universiteit Leuven, Campus Kortrijk
  • Paul Smeyers Faculty of Psychology and Educational Sciences Ghent University

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p753

Palavras-chave:

Educacionalização, Educação básica, Escola

Resumo

O presente artigo discute a noção de “educacionalização”, entendida como a orientação global ou tendência de pensar a educação como ponto focal para abordar ou resolver os problemas sociais. A intenção deste trabalho é oferecer uma visão geral sobre o entendimento de educacionalização e apresentar outros trabalhos que o utilizam como principal lente teórica, propondo-se a ser uma leitura de referência sobre este conceito que vem sendo utilizado por diversos pesquisadores, principalmente na Europa e América do Norte. Em um primeiro momento, o artigo situa o conceito de educacionalização em diferentes momentos históricos, mostrando distintos entendimentos desde que foi cunhado na década de 1950 pelo sociólogo Janpeter Kob. Partindo dessas observações, o artigo discute o entendimento de educacionalização do social no cenário atual, mostrando uma progressiva reconfiguração dos processos escolarizados nesse sentido. Para finalizar, é apresentada uma revisão de alguns trabalhos articulados em torno deste conceito, oferecendo ao leitor a possibilidade de posterior aprofundamento no tema.

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Publicado

2017-02-23

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos