Saberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores

Autores

  • Zizi Trevizan Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente - SP. Departamento de Educação. Membro do CELLIJ/ UNESP - vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente - SP. Programa de Mestrado em Educação.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p237

Resumo

Com o objetivo de repensar o processo de formação do professor da Educação Básica, configurado no cotidiano das Instituições de Ensino Superior e nas vivências profissionais continuadas, a pesquisa relatada nesse artigo utiliza uma metodologia qualitativa (entrevista semiestruturada) e discute a história de formação e vivências de duas professoras, atuantes no ensino da leitura, no estado paulista. O estudo, de aporte teórico bakhtiniano, histórico-cultural, apresenta, na sua amostragem, a carência teórica e prática do formador de leitores e as conclusões apontam para o desafio de um investimento articulado (Estado, Universidade, Escola Básica) na formação identitária (cultural, científica, pedagógica) do professor, para um desempenho mais eficaz no processo de formação de leitores críticos.

Biografia do Autor

Zizi Trevizan, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Presidente Prudente - SP. Departamento de Educação. Membro do CELLIJ/ UNESP - vinculado ao Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente - SP. Programa de Mestrado em Educação.

Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Assis. Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Trevizan, Z. (2017). Saberes científicos e epistemologia da prática nos processos institucionais de formação docente e de formação de leitores. Perspectiva, 35(1), 237–261. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p237

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua