A formação de professores: uma questão epistemológica?

Autores

  • Diana Estela Pipkin Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p33

Resumo

Em que contribui a aprendizagem das ciências sociais para as trajetórias de jovens cidadãos? O que ensinar das ciências sociais na escola secundária? Por que as mudanças curriculares na Argentina não modificaram as práticas de sala de aula? Consideramos que as respostas a estas perguntas envolvem – ainda que não exclusivamente – o campo da formação docente. Precisamente, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as características da formação de professores de História e Sociologia na Universidade de Buenos Aires – considerando tanto os aspectos disciplinares como os pedagógicos – a partir do comentário de nossos alunos e de nossa experiência como professores dessas carreiras docentes. Preocupa-nos analisar, em particular, a presença/ausência de conteúdos epistemológicos nas carreiras desses cursos de formação de professores e suas implicações quando se pensa o ensino.

Biografia do Autor

Diana Estela Pipkin, Universidad de Buenos Aires. Facultad de Ciencias Sociales

Doutora em História pela Universidad Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Espanha. Professora da Facultad de Ciencias Sociales ds Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Pipkin, D. E. (2017). A formação de professores: uma questão epistemológica?. Perspectiva, 35(1), 33–48. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p33

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos