Articulação entre universidade e escola públicas: o caso do curso de pós-graduação lato sensu em ensino de sociologia da UFRJ

Anita Handfas, Julia Polessa Maçaira

Resumo


O objetivo do artigo é discutir a formação continuada de professores, tendo por base a experiência do curso de pós-graduação lato sensu – especialização em ensino de sociologia da Faculdade de Educação da UFRJ. Para alcançar esse objetivo e apoiando-se nas noções de campo e habitus de Pierre Bordieu, foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e considerados os dados da avaliação da coordenação do curso, para entender os impactos causados pelo trânsito dos professores entre os campos da universidade e da escola. Dentre as conclusões, destacamos que para uma parte considerável dos alunos o curso representa a possibilidade real de retomada da formação acadêmica que em grande parte foi abandonada pela contingência do trabalho docente na escola. Os dados analisados reafirmam a concepção do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica – CESPEB, cujos princípios se assentam na articulação entre universidade e escola públicas.

 


Palavras-chave


Formação continuada docente; Estudo de caso; Pós-graduação lato sensu; Ensino de sociologia

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p73



Direitos autorais 2017 Anita Handfas, Julia Polessa Maçaira

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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