As produções de si com(o)outro: aprendizagem e produção de alteridades

Autores

  • Álamo Pimentel Universidade Federal de Alagoas (UFA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p374

Resumo

O presente ensaio procura destacar a relevância das conversações entre antropologia e educação, com especial ênfase nas noções de aprendizagem e produção de alteridades. Trata-se de um estudo teórico que opera análises de discursos em três conferências realizadas por antropólogos que estudam etnicidade. O objetivo é apresentar como a produção teórica sobre a etnicidade também é produtora de outras formas de compreensão da aprendizagem e da alteridade. Procura-se salientar a importância do aprender nas diferentes circunstâncias dos encontros interculturais e, com isto, aprofundar reflexões sobre abordagens multiculturais dos processos educativos no âmbito da formação de professores.

Biografia do Autor

Álamo Pimentel, Universidade Federal de Alagoas (UFA)

Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Centro de Formação em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Pimentel, Álamo. (2017). As produções de si com(o)outro: aprendizagem e produção de alteridades. Perspectiva, 35(2), 374–394. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p374