Aprendizagem e serviço: estudo sobre o nível de satisfação de estudantes do primário

Pilar Folgueiras Bertomeu, Esther Luna González

Resumo


Aprendizagem e Serviço (APS) é uma metodologia pedagógica que coloca em relação a escola e a comunidade na realização de um projeto em comum. Tomando por base esta metodologia, este artigo apresenta os resultados de um estudo descritivo-compreensivo realizado com 96 estudantes de educação primária, buscando analisar seus níveis de satisfação com relação à participação em projetos de APS.  Mediante a adaptação de um modelo de satisfação, se analisam 4 dimensões chave. A principal técnica de análise da informação é a análise de conteúdo na qual se triangulam técnicas e informantes. A análise realizada demonstra um alto índice de satisfação dos estudantes participantes e estimula a discussão sobre aspectos centrais da metodologia de APS: reflexão, avaliação e participação.

 


Palavras-chave


Aprendizagem e serviço; Educação primária; Investigação qualitativa; Satisfação

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n2p444



Direitos autorais 2017 Pilar Folgueiras Bertomeu, Esther Luna González

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.