Planos Municipais de Educação metropolitanos: desafios ao acompanhamento e avaliação local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p758

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação (PME), Plano Nacional de Educação (PNE), Acompanhamento e avaliação

Resumo

Este artigo visa à análise da previsão e dos desafios relativos ao acompanhamento e avaliação local de Planos Municipais de Educação, tomando por base os planos pertencentes a dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aprovados no período 2001-2012.Pautado na análise de conteúdo desses documentos,constata a preocupação desses planos em sinalizar a participação de diversos atores sociais na sua elaboração, assim como no âmbito da previsão do seu acompanhamento e avaliação sistemáticos, em que pese o fato de não atribuírem centralidade aos CMEs como lócus privilegiadopara a consecução dessas ações.

 

Biografia do Autor

Donaldo Bello de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Alzira Batalha Alcântara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Volume 35 número 3 2017