Planos Municipais de Educação metropolitanos: desafios ao acompanhamento e avaliação local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p758

Resumo

Este artigo visa à análise da previsão e dos desafios relativos ao acompanhamento e avaliação local de Planos Municipais de Educação, tomando por base os planos pertencentes a dez municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, aprovados no período 2001-2012.Pautado na análise de conteúdo desses documentos,constata a preocupação desses planos em sinalizar a participação de diversos atores sociais na sua elaboração, assim como no âmbito da previsão do seu acompanhamento e avaliação sistemáticos, em que pese o fato de não atribuírem centralidade aos CMEs como lócus privilegiadopara a consecução dessas ações.

 

Biografia do Autor

Donaldo Bello de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Departamento de Estudos de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Alzira Batalha Alcântara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ).

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Bello de Souza, D., & Batalha Alcântara, A. (2017). Planos Municipais de Educação metropolitanos: desafios ao acompanhamento e avaliação local. Perspectiva, 35(3), 758–783. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p758

Edição

Seção

Volume 35, número 3, 2017