Concepções de professoras sobre suas práticas pedagógicas utilizando o tipo textual narrativo antes e após um programa de intervenção metatextual

Autores

  • Ana Paula Zaboroski Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Marília/SP http://orcid.org/0000-0003-0702-0963
  • Jáima Pinheiro Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Marília/SP.
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus de Guarapuava/PR.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p784

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar, na concepção das professoras, suas práticas pedagógicas desenvolvidas com o tipo textual narrativo antes e após um programa de intervenção metatextual. Participaram do estudo duas professoras e 27 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais do interior do estado do Paraná. A pesquisa colaborativa e propositiva foi composta por cinco etapas: a) investigação de práticas pedagógicas das professoras utilizando o tipo textual narrativo; b) avaliação do esquema de narrativa escrita pelos alunos; c) realização de encontros com as professoras para estudo do tema e de uma proposta de intervenção; d) intervenção na prática pedagógica voltada à produção de narrativas escritas pelos alunos; e) avaliação do esquema de narrativa escrita pelos alunos e da prática pedagógica proposta. A coleta de dados consistiu em entrevistas semiestruturadas e individuais realizadas com as professoras. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de seus conteúdos, estabelecendo-se categorias temáticas. Os resultados indicaram que a ausência de domínio da estrutura e da organização do tipo textual narrativo interferia no planejamento das estratégias pedagógicas. As práticas pedagógicas desenvolvidas eram voltadas ao uso da linguagem, enfatizando os aspectos normativos da gramática. Após o desenvolvimento do programa, as práticas direcionaram seu foco para a reflexão sobre a língua e a linguagem, abrangendo instruções explícitas sobre a produção do tipo textual narrativo. Concluímos que uma intervenção educacional planejada e breve favorece a prática pedagógica voltada para a produção de narrativas escritas mais elaboradas e completas pelos alunos.

Biografia do Autor

Ana Paula Zaboroski, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Marília/SP

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava/PR.

 

Jáima Pinheiro Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Marília/SP.

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FFC/UNESP), campus de Marília/SP. Professora do Departamento de Educação Especial da FFC/UNESP, campus de Marília/SP.

 

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Campus de Guarapuava/PR.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), campus de Guarapuava/PR.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Zaboroski, A. P., Pinheiro Oliveira, J., & Mesomo Lira, A. C. (2017). Concepções de professoras sobre suas práticas pedagógicas utilizando o tipo textual narrativo antes e após um programa de intervenção metatextual. Perspectiva, 35(3), 784–802. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p784

Edição

Seção

Volume 35, número 3, 2017