Concepções de professoras sobre suas práticas pedagógicas utilizando o tipo textual narrativo antes e após um programa de intervenção metatextual

Ana Paula Zaboroski, Jáima Pinheiro Oliveira, Aliandra Cristina Mesomo Lira

Resumo


Este artigo teve como objetivo identificar, na concepção das professoras, suas práticas pedagógicas desenvolvidas com o tipo textual narrativo antes e após um programa de intervenção metatextual. Participaram do estudo duas professoras e 27 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas municipais do interior do estado do Paraná. A pesquisa colaborativa e propositiva foi composta por cinco etapas: a) investigação de práticas pedagógicas das professoras utilizando o tipo textual narrativo; b) avaliação do esquema de narrativa escrita pelos alunos; c) realização de encontros com as professoras para estudo do tema e de uma proposta de intervenção; d) intervenção na prática pedagógica voltada à produção de narrativas escritas pelos alunos; e) avaliação do esquema de narrativa escrita pelos alunos e da prática pedagógica proposta. A coleta de dados consistiu em entrevistas semiestruturadas e individuais realizadas com as professoras. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de seus conteúdos, estabelecendo-se categorias temáticas. Os resultados indicaram que a ausência de domínio da estrutura e da organização do tipo textual narrativo interferia no planejamento das estratégias pedagógicas. As práticas pedagógicas desenvolvidas eram voltadas ao uso da linguagem, enfatizando os aspectos normativos da gramática. Após o desenvolvimento do programa, as práticas direcionaram seu foco para a reflexão sobre a língua e a linguagem, abrangendo instruções explícitas sobre a produção do tipo textual narrativo. Concluímos que uma intervenção educacional planejada e breve favorece a prática pedagógica voltada para a produção de narrativas escritas mais elaboradas e completas pelos alunos.


Palavras-chave


Aprendizagem da escrita; Prática pedagógica; Assessoria às escolas

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p784



Direitos autorais 2018 Ana Paula Zaboroski, Jáima Pinheiro de Oliveira, Aliandra Cristina Mesomo Lira

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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