A multidimensionalidade do conceito da violência: elementos para o debate
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1277Resumo
A multiplicidade de tratamento das questões sociais emergentes atuais é infinita; diversas possibilidades de análise de encaminhamentos teóricos são possíveis para variadas questões, a partir de distintos estudiosos. Considerando tais possibilidades, pretende-se, neste ensaio, problematizar o conceito de violência, utilizando para isso teóricos das áreas da psicologia, da psicanálise, da sociologia e da educação. Mais do que propor alternativas para a superação do fenômeno violência, almeja-se evidenciá-lo em sua perspectiva complexa e multifacetada, indicando o processo educacional no seu compromisso de humanização como possibilidade de emancipação da razão e de superação das ações humanas consideradas violentas neste mundo já tão fragmentado, cujas relações sociais encontram-se tão reificadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Arlindo da Silva Lourenço, Renata Marcílio Cândido

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
