A multidimensionalidade do conceito da violência: elementos para o debate

Arlindo da Silva Lourenço, Renata Marcílio Cândido

Resumo


A multiplicidade de tratamento das questões sociais emergentes atuais é infinita; diversas possibilidades de análise de encaminhamentos teóricos são possíveis para variadas questões, a partir de distintos estudiosos. Considerando tais possibilidades, pretende-se, neste ensaio, problematizar o conceito de violência, utilizando para isso teóricos das áreas da psicologia, da psicanálise, da sociologia e da educação. Mais do que propor alternativas para a superação do fenômeno violência, almeja-se evidenciá-lo em sua perspectiva complexa e multifacetada, indicando o processo educacional no seu compromisso de humanização como possibilidade de emancipação da razão e de superação das ações humanas consideradas violentas neste mundo já tão fragmentado, cujas relações sociais encontram-se tão reificadas.

 


Palavras-chave


Violência; Violência na escola; Reflexão; Civilização e educação

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1277



Direitos autorais 2018 Arlindo da Silva Lourenço, Renata Marcílio Cândido

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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