Empregabilidade versus formação integral: ensino médio integrado no estado do Ceará

Autores

  • José Deribaldo Gomes dos Santos Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE)
  • Ellen Cristine dos Santos Ribeiro Universidade Estadual do Ceará (UECE) https://orcid.org/0000-0002-7558-5547
  • Rosiane Bento Barros Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p220

Resumo

O artigo analisa, à luz da teoria marxista, se a formação integral contida na proposta de Ensino Médio Integrado do Estado do Ceará está realmente contemplada. A relevância do tema se confirma pelo esforço investigativo em desvendar a essência das intenções de base das políticas públicas para a educação profissionalizante, superando a escassez de produção bibliográfica acerca do tema. Como recurso metodológico, a pesquisa entrevistou 79 estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, sede da implantação de tal projeto no Estado. Com esse debate, a pesquisa pretende contribuir para o alargamento da compreensão crítica de tal projeto na formação dos estudantes e no desenvolvimento econômico-social do Estado do Ceará. A investigação comprovou que as políticas destinadas à formação dos trabalhadores seguem a lógica empresarial e articulam-se ao capital em crise profunda, constituindo verdadeiro empecilho para a formação integral defendida pelos clássicos do marxismo.

 

Biografia do Autor

José Deribaldo Gomes dos Santos, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE)

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Concluiu, em 2015, estágio pós-doutoral em Estética na Universidad Complutense de Madrid (UCM) com bolsa da CAPES. É Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). É pesquisador do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO-UECE) e do Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central (Lapps-UECE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Trabalho e Educação e Estética Marxista. Atua, principalmente, no exame da Educação Profissional e na Formação de Professores. Lidera o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES).

Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (FA7). Pedagoga (UFC). Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) da Universidade Estadual do Ceará. Membro do grupo de pesquisa Trabalho, educação, estética e sociedade (GPTREES).

Rosiane Bento Barros, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE)

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, campus da Universidade Estadual do Ceará - UECE, em Quixadá - CE.  Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES) que investiga, a partir do trabalho, o desenvolvimento da arte e sua importância para a sociabilidade humana. É integrante do Laboratório de Análise sobre Políticas Sociais do Sertão Central da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Lapps - FECLESC/UECE).

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Deribaldo Gomes dos Santos, J., Ribeiro, E. C. dos S., & Barros, R. B. (2018). Empregabilidade versus formação integral: ensino médio integrado no estado do Ceará. Perspectiva, 36(1), 220–243. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p220