A Interdisciplinaridade constituindo o discurso pedagógico na Formação de Professores de Química em um curso preparatório para o ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e51922

Resumo

O trabalho refere-se à formação de professoras de Química do projeto de extensão Desafio Pré-vestibular da UFPel, considerando os discursos sobre interdisciplinaridade nas ações de ensino e buscando analisar o modo como essas professoras percebem as ações interdisciplinares no curso. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com as docentes que participaram do projeto no ano de 2015. Os resultados mostram que o discurso pedagógico que valoriza a interdisciplinaridade no ensino de Química, presente nos documentos oficiais, é referido também neste espaço de ensino, como sendo adequado em se tratando de um projeto de Educação Popular. A preparação autônoma e cidadã dos sujeitos provocam nos professores dificuldades em realizar práticas pedagógicas com essa dimensão, considerando ser um curso de Educação Popular preparatório para o ENEM, cuja ênfase é em conteúdos específicos de Química.

Biografia do Autor

Josiele Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Possui licenciantura plena em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do projeto de extensão Desafio Pré-vestibular UFPel e mestranda do curso de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maira Ferreira, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências de Matemática da Universidade Federal de Pelotas e Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2019-04-23

Como Citar

Silva, J. O. da, & Ferreira, M. (2019). A Interdisciplinaridade constituindo o discurso pedagógico na Formação de Professores de Química em um curso preparatório para o ENEM. Perspectiva, 37(1), 206–228. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e51922