Crianças belas, sadias e robustas: o futuro da raça brasileira nas políticas de proteção à infância em Santa Catarina nos idos de 1940

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e59244

Palavras-chave:

Políticas para Infância, Eugenia, Higiene, Raça

Resumo

O presente artigo analisa a relação entre o discurso médico-higienista, a eugenia e a consolidação de um pensamento racial no atendimento à pequena infância nos anos 1940, em Santa Catarina. Práticas médico-higiênicas são organizadas e difundidas pelo Departamento de Saúde Pública do estado por meio de campanhas em prol da formação de uma raça forte e sadia. Entre elas, o Concurso Infantil de Robustez e Beleza, que premiava as mães das crianças saudáveis e eugenicamente belas. O Concurso Infantil de Robustez e Beleza foi promovido e intensamente divulgado pela imprensa da época, em particular o jornal A Gazeta, que atuava em consonância com o projeto de educação higiênica e eugênica do governo Nereu Ramos. A pesquisa apontou para a evidência de um projeto nacional que visava à regeneração das crianças, especialmente as negras e pobres. Tomamos como fontes para o levantamento de dados os jornais A Gazeta e Republica e relatórios da Legião Brasileira de Assistência, que tratam do concurso, do Centro de Puericultura, Proteção à Infância e à Maternidade, Assistência Profilática, Cozinha Dietética e Serviço de Higiene da capital.

Biografia do Autor

Rosa Batista, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Atualmente realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina PPGE-UNISUL.

Joana Célia Passos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, Santa Catarina

Dra em Educação pela UFSC

Prof. PPGE/UFSC

Leonete Luzia Schmidt, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Estágio Pós Doutoral no Programa de Pós Graduação em Educação na UFSC. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL.

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Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Dossiê A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas