A juventude na formação de professores do campo

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DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63039

Resumo

Apresentamos resultados de uma investigação em que analisamos a inserção no trabalho docente e na militância de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFSC, com análise permeada por estudos sobre a juventude que tomam como base a psicologia histórico-cultural. Caracterizamos o curso, com seu histórico, organização curricular, turmas ofertadas, bem como os formados até o ano de 2017. Estabelecemos o recorte para a turma concluída em 2016, da qual entrevistamos 11 egressos. Problematizamos sobre determinantes e contradições de suas inserções no trabalho docente e na militância e a formação da juventude do campo, considerando as peculiaridades da região em que ocorreu a licenciatura, bem como as questões mais gerais que atravessam a vida de todos sob as relações sociais de produção capitalistas. Concluímos pelo potencial formativo da consciência de classe da juventude, evidenciando a importância de abordá-la na formação de professores do campo, tendo a apropriação dos conceitos científicos, artísticos e filosóficos, bem como a inserção nas lutas sociais como horizonte.

Biografia do Autor

Natacha Eugenia Janata, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Prof do Depatamento de Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

Janata, N. E. (2020). A juventude na formação de professores do campo. Perspectiva, 38(2), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63039