Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético

Autores

  • Dermeval Saviani UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p185

Resumo

O tema “Educação, formação humana e ontologia” é abordado a partir do método dialético e em articulação com o problema das controvérsias no campo marxista motivado pela tese de doutorado "A relação entre capital e educação escolar na obrade Dermeval Saviani: apontamentos críticos". Partindo do método de conhecimento desenvolvido por Marx considera-se o significado do tema, referente à relação entre educação, formação humana e ontologia, e responde, na sequência, algumas das objeções formuladas no âmbito da controvérsia levantada pela mencionada tese de doutoramento. Na construção do texto procedeu-se a uma argumentação distribuídaem quatro momentos. Após uma introdução situando a emergência do debate expõese, no segundo momento, o significado do método dialético tomando como referência a formulação teórica de Marx. O terceiro momento é dedicado ao esclarecimento das controvérsias ilustradas por meio de alguns exemplos. Na breve conclusão, destacas e o caráter da pedagogia histórico-crítica como teoria da educação formulada em consonância com o materialismo histórico.

Biografia do Autor

Dermeval Saviani, UNICAMP

Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). Atua nas áreas de teorias da educação, história da educação, filosofia da educação, política educacional, formação docente. Publicações recentes: História das ideias pedagógicas no Brasil (Campinas: Autores Associados, 3ª ed., 2010); Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação (Campinas: Autores Associados, 2010); Educação em diálogo (Campinas: Autores Associados, 2011); Estado e políticas educacionais na história da educação brasileira [Org.] (Vitória: EDUFES, 2011).

Downloads

Publicado

2013-04-30

Como Citar

Saviani, D. (2013). Debate sobre as relações entre educação, formação humana e ontologia a partir do método dialético. Perspectiva, 31(1), 185–209. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p185