Parceria interinstitucional entre universidade e movimento social do campo para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p641Resumo
Este artigo é parte de estudos realizados no mestrado em educação e tem por objetivo discutir a concepção de educação apresentada no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da Terra desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso entre 1999 e 2003 e aquela difundida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Objetiva, ainda, analisar de que forma se estabeleceu a parceria com a universidade na realização do curso Pedagogia da Terra. É um estudo de abordagem qualitativa e constou de análise de documentos e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores da política, aos docentes e a estudantes. Os materiais analisados mostram que a concepção de educação difundida no curso foi objeto de tensionamentos, embates e fortes enfrentamentos entre a universidade e o movimento social. Havia dois projetos em disputa, e cada um difundia concepções de educação e sociedade muito distintas. Por fim, constatou-se que o trabalho educativo dos movimentos vai além da base curricular tida como oficial e que, por mais que exista interação entre saberes dos movimentos e da universidade, os conflitos tenderão a aparecer, pois os projetos educativos de uma e de outra parte não coincidem e, por vezes, se antagonizam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.