Discurso, ideologia e ensino na contemporaneidade: a Escola como lugar (e não-lugar) de interpretação urbana e social

Autores

  • Leandro Siqueira Palcha Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina
  • Odisséa Boaventura Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p695

Resumo

Este estudo investiga seis diários de estágio produzidos por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas que descrevem as observações realizadas sobre uma Escola Pública e tem por objetivo observar como os mecanismos ideológicos que se confrontam no espaço escolar emergem nessas descrições. Para isso, aproximamos a Escola da Cidade, analisando o entrelaçamento entre o mundo do ensino e a realidade dos sujeitos a partir da Análise de Discurso, em especial os conceitos de Ideologia, de Discurso Urbano e dos conceitos antropológicos de Lugar (espaço em que há relação entre identitário, relacional e histórico) e Não-Lugar (ilustrado pela relação de distanciamento). Observamos que os estagiários apontam a Escola em meio a uma crise de lugar identitário, relacional e histórico. Crise em que as noções de lugar e não-lugar coexistem no mesmo espaço, ao mesmo tempo. Destaca-se que na produção do conhecimento escolar e na formação de professores não se pode pensar em práticas, mas em práxis (ações históricas, dialógicas e dialéticas), concebendo a Escola como espaço multifacetado, produtor de discursos e ideologias, em que as provisoriedades, os conflitos, as pluralidades, crises e rupturas se entrecruzam.

 

 


 

Biografia do Autor

Leandro Siqueira Palcha, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina

Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina.

 

Odisséa Boaventura Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Palcha, L. S., & Oliveira, O. B. (2016). Discurso, ideologia e ensino na contemporaneidade: a Escola como lugar (e não-lugar) de interpretação urbana e social. Perspectiva, 34(2), 695–716. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p695