Escola e desenvolvimento local: encontros e desencontros

Autores

  • Naira Lisboa Franzoi Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
  • Damiana Matos Costa França Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
  • Maria Clarice Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p880

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre dois estudos de caso com estudantes trabalhadores: um com trabalhadores em engenho de cana de açúcar, no Nordeste do país; outro, com fumicultores gaúchos. Ambos abordam a relação entre formação de trabalhadores, saberes do trabalho e desenvolvimento local. Os dados foram produzidos a partir de autofotografias, no primeiro estudo, e de autobiografias, no segundo. Dentre as referências teóricas, tomam-se as teses de Schwartz e de Charlot, sobre saberes; e as de Francisco de Oliveira e Milton Santos, sobre desenvolvimento local. Os achados permitem reiterar que a escola só consegue revestir-se de sentido ao levar em conta o patrimônio cultural desses sujeitos.

Biografia do Autor

Naira Lisboa Franzoi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Damiana Matos Costa França, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Maria Clarice Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

Mestra e Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2017-02-23

Como Citar

Franzoi, N. L., França, D. M. C., & Oliveira, M. C. R. de. (2017). Escola e desenvolvimento local: encontros e desencontros. Perspectiva, 34(3), 880–902. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p880