Educacionalização como um processo de modernização em curso
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p753Resumo
O presente artigo discute a noção de “educacionalização”, entendida como a orientação global ou tendência de pensar a educação como ponto focal para abordar ou resolver os problemas sociais. A intenção deste trabalho é oferecer uma visão geral sobre o entendimento de educacionalização e apresentar outros trabalhos que o utilizam como principal lente teórica, propondo-se a ser uma leitura de referência sobre este conceito que vem sendo utilizado por diversos pesquisadores, principalmente na Europa e América do Norte. Em um primeiro momento, o artigo situa o conceito de educacionalização em diferentes momentos históricos, mostrando distintos entendimentos desde que foi cunhado na década de 1950 pelo sociólogo Janpeter Kob. Partindo dessas observações, o artigo discute o entendimento de educacionalização do social no cenário atual, mostrando uma progressiva reconfiguração dos processos escolarizados nesse sentido. Para finalizar, é apresentada uma revisão de alguns trabalhos articulados em torno deste conceito, oferecendo ao leitor a possibilidade de posterior aprofundamento no tema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.