O uso de estratégias autorregulatórias para aprender e para ensinar: formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1265Resumo
Este artigo é resultado da articulação de dois estudos, um realizado no âmbito do projeto Pibid, o qual envolveu três estudantes de licenciatura em Matemática que atuaram em uma oficina com alunos de uma escola, e o outro realizado no contexto dos estágios curriculares supervisionados, no qual participaram doze estagiários do último ano do curso de licenciatura em Educação Física. Apoiada na autorregulação da aprendizagem, esta pesquisa procurou apresentar e discutir as estratégias de autorregulação da aprendizagem e as estratégias pedagógicas reveladas nos resultados dos dois estudos. Após análise dos resultados de ambos os estudos, percebemos que os futuros professores tiveram, nos diferentes contextos que atuarem na graduação, a oportunidade de utilizar estratégias para autorregular o aprender a ser professor e a desenvolverem estratégias pedagógicas no contexto de ensino. Concluímos que a utilização dessas diferentes estratégias contribuiu para a formação de professores autônomos, conscientes e estratégicos para atuar nas escolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.