O uso de estratégias autorregulatórias para aprender e para ensinar: formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1265

Resumo

Este artigo é resultado da articulação de dois estudos, um realizado no âmbito do projeto Pibid, o qual envolveu três estudantes de licenciatura em Matemática que atuaram em uma oficina com alunos de uma escola, e o outro realizado no contexto dos estágios curriculares supervisionados, no qual participaram doze estagiários do último ano do curso de licenciatura em Educação Física. Apoiada na autorregulação da aprendizagem, esta pesquisa procurou apresentar e discutir as estratégias de autorregulação da aprendizagem e as estratégias pedagógicas reveladas nos resultados dos dois estudos. Após análise dos resultados de ambos os estudos, percebemos que os futuros professores tiveram, nos diferentes contextos que atuarem na graduação, a oportunidade de utilizar estratégias para autorregular o aprender a ser professor e a desenvolverem estratégias pedagógicas no contexto de ensino. Concluímos que a utilização dessas diferentes estratégias contribuiu para a formação de professores autônomos, conscientes e estratégicos para atuar nas escolas.

Biografia do Autor

Luciana Toaldo Gentilini Ávila, Universidade Federal do Rio Grande, FURG

Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Amanda Pranke, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Licenciada em Matemática pelo Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Universidade Federal de Pelotas, UFPel

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal em Pelotas.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Toaldo Gentilini Ávila, L., Pranke, A., & Bragagnolo Frison, L. M. (2018). O uso de estratégias autorregulatórias para aprender e para ensinar: formação de professores. Perspectiva, 36(4), 1265–1280. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1265