As histórias dos sistemas de medidas de comprimento: contribuições para a contextualização no ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p761Resumo
O artigo apresenta uma abordagem contextualizada sobre os temas Grandezas e Medidas, componentes do currículo de Matemática da Educação Básica brasileira, visando contribuir para uma análise interdisciplinar e historicamente situada desses conteúdos, apresentados na organização curricular como sistemas de medidas convencionais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, situam-se os temas e suas indicações de abordagens nos Parâmetros Curriculares Nacionais das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, localizando-os no bojo da proposição orientadora e recorrente nestes documentos de contextualização e interdisciplinaridade, problematizando-se a polissemia com que esses conceitos são carregados no debate educacional. Em seguida, sistematizam-se importantes marcos históricos sobre os processos de formulação e adoção de medidas assumidas como padrões universais, compreendendo-os no âmbito das disputas político-econômicas internacionais e, no caso brasileiro, no processo de construção da unidade e da identidade nacionais forjado ao longo do século XIX. Conclui-se que uma abordagem mais complexa sobre os temas curriculares, em especial o conteúdo aqui focalizado, implica não apenas repensar a concepção de Matemática nas primeiras etapas da Educação Básica, superando-se a percepção instrumental dessa ciência, mas também a compreensão histórica dos conceitos ensinados. Desse modo, o artigo busca somar-se às contribuições sobre as novas perspectivas e possibilidades da educação matemática, especialmente à tendência metodológica no ensino de Matemática que tem como forte aliada a História e a História da Matemática como estratégia de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.