As histórias dos sistemas de medidas de comprimento: contribuições para a contextualização no ensino de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p761

Resumo

O artigo apresenta uma abordagem contextualizada sobre os temas Grandezas e Medidas, componentes do currículo de Matemática da Educação Básica brasileira, visando contribuir para uma análise interdisciplinar e historicamente situada desses conteúdos, apresentados na organização curricular como sistemas de medidas convencionais. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, situam-se os temas e suas indicações de abordagens nos Parâmetros Curriculares Nacionais das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, localizando-os no bojo da proposição orientadora e recorrente nestes documentos de contextualização e interdisciplinaridade, problematizando-se a polissemia com que esses conceitos são carregados no debate educacional. Em seguida, sistematizam-se importantes marcos históricos sobre os processos de formulação e adoção de medidas assumidas como padrões universais, compreendendo-os no âmbito das disputas político-econômicas internacionais e, no caso brasileiro, no processo de construção da unidade e da identidade nacionais forjado ao longo do século XIX. Conclui-se que uma abordagem mais complexa sobre os temas curriculares, em especial o conteúdo aqui focalizado, implica não apenas repensar a concepção de Matemática nas primeiras etapas da Educação Básica, superando-se a percepção instrumental dessa ciência, mas também a compreensão histórica dos conceitos ensinados. Desse modo, o artigo busca somar-se às contribuições sobre as novas perspectivas e possibilidades da educação matemática, especialmente à tendência metodológica no ensino de Matemática que tem como forte aliada a História e a História da Matemática como estratégia de ensino.

Biografia do Autor

Jean Franco Mendes Calegari, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS

Doutorando em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)

Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC)

Licenciado em Matemática (UFSC)

Bacharel em Administração (UFSC)

Prof. da área de Estatística e Informática na UFFS.

Pesquisador do grupo de estudos em História da Educação Brasileira e Catarinense (GEHDEB).

Marilda Merência Rodrigues, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS

Doutora em Educação (UFSC)

Mestre em Educação (UFSC)

Licenciada e Bacharel em História (UFSC)

Profa. da área de Fundamentos da Educação e História da Educação (UFFS).

Pesquisadora do Grupo de Estudos em História da Educação Brasileira e Catarinense (GEHDEB)

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Calegari, J. F. M., & Rodrigues, M. M. (2018). As histórias dos sistemas de medidas de comprimento: contribuições para a contextualização no ensino de matemática. Perspectiva, 36(2), 761–782. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p761