Livro Ilustrado e as Narrativas Metaficcionais para Crianças
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p151Resumo
Os livros de literatura para crianças vêm atraindo, cada vez mais, o olhar de estudiosos e especialistas, tendo em vista a sofisticação que tal produção tem apresentado. Destaca-se, por exemplo, a presença de características da literatura considerada pós-moderna, em especial a metaficção, que desconstrói a ilusão do texto como relato do real e evidencia o seu caráter ficcional. Ao voltar-se para o processo de criação do texto literário, a metaficção expõe seu inacabamento e intima o leitor a participar ativamente de sua construção, exigindo competências diversificadas de leitura. No livro ilustrado contemporâneo, objeto que se consolida no entretecer de diferentes linguagens, as possibilidades narrativas são exploradas ao máximo, tanto no nível verbal e visual quanto na sua própria materialidade, e diferentes recursos são utilizados no intuito de evidenciar, não apenas o texto, mas o próprio objeto livro como invenção. Desse modo, tomando como base os estudos sobre o conceito de metaficção, este artigo propõe observar como são construídas as narrativas metaficcionais em livros ilustrados e que sentidos produzem nas articulações entre as diferentes linguagens. Assim, este texto pretende sinalizar, ainda, algumas possibilidades de formação de um leitor mais crítico e competente que tais narrativas oferecem. As obras selecionadas para análise pertencem, em grande parte, ao acervo da “Bebeteca”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bem como ao acervo de literatura infantil e juvenil do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (Gpell/CEALE), uma vez que é constituído, também, por um volume substancioso de obras analisadas para premiações nacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.