O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa

Autores

  • Anelise Zimmermann Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Design https://orcid.org/0000-0002-8751-0091
  • Neli Klix Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Artes Visuais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p137

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer relações entre o livro ilustrado para a infância e o exercício da imaginação a partir da perspectiva do escritor, do ilustrador e do leitor. Para tanto, foram tomados como base os estudos referentes à imaginação desenvolvidos por Vygotsky, destacando o ato de imaginar como uma função essencial ao ser humano em um processo mediado e recíproco entre sujeito e mundo em uma complexa trama interativa. É nas experiências acumuladas pelo indivíduo, sua vivência e emoções, que a imaginação encontra a sua matéria-prima e que o ato imaginativo amplia suas relações com o mundo. Considera-se aqui o livro ilustrado como um elemento mediador desse processo. Com base nesses aspectos, foram analisados depoimentos e entrevistas de escritores, ilustradores e leitores os quais comentam sobre suas relações com o livro, o percurso criativo e o processo imaginativo. Por fim, as reflexões geradas corroboram a relevância do livro ilustrado não apenas na infância, mas no percurso de vida de seus leitores como indivíduos que se relacionam, formam e transformam o mundo.

Biografia do Autor

Anelise Zimmermann, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Design

Anelise Zimmermann é doutora em Design da Informação no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com bolsa CNPq pelo Programa Ciências sem Fronteiras em Doutorado Sanduíche na University of the Arts London, Reino Unido, desenvolvendo estudos voltados ao ensino do desenho em Design Gráfico. É integrante do Grupo de Pesquisa RIDE - Rede Internacional de Design/Educação do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPE e do Grupo de Pesquisa Literalise, voltado aos estudos em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária da Universidade Federal de Santa Catarina. É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC do Departamento de Design. Concluiu Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC (2008) com pesquisa voltada à Ilustração de livros infantis. Possui Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2001).

Neli Klix Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Artes Visuais

Doutorado em Psicologia (PUCSP-1997). Mestrado em Psicologia (PUCRS). Graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia (UCPEL).Formação em Artes (Escola Superior de Artes Santa Cecília-RS). Curso de Letras -FAFIUR-RS (incompleto). Curso Normal (magistério) Escola Normal João Neves da Fontoura-RS. Experiência profissional: docente em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia,Educação e Artes. Professora aprovada em concurso público, com experiência de 18 anos no ensino formal (professora primária, educação básica) Experiência administrativa: coordenação de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado em Psicologia),direção de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. Vínculo atual: docente associada aposentada da Universidade do Estado de Santa Catarina. Publicações:livros,artigos em periódicos nacionais e internacionais,nas áreas de Psicologia,Educação,Artes.  Membro de Comitê científico de eventos nacionais e internacionais, com produção científica de caráter interdisciplinar e muldisciplinar. Membro do Conselho Federal de Psicologia (conselheira efetiva), eleita pelos pares da sétima região (RS,SC e PR), de 1986 a 1990. Membro e Presidente da Comissão de Educação,Saúde e Trabalho do Conselho Federal de Psicologia neste período.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Zimmermann, A., & Freitas, N. K. (2018). O livro ilustrado e a imaginação: escritor, ilustrador e leitor em uma trama interativa. Perspectiva, 36(1), 137–150. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p137

Edição

Seção

Dossiê Imagens & Palavras na literatura para a infância