Picture books and imagination: writers, illustrators and readers in an interactive connection

Authors

  • Anelise Zimmermann Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Design https://orcid.org/0000-0002-8751-0091
  • Neli Klix Freitas Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Artes Visuais

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p137

Abstract

The objective of this article is to establish some relationships between picture books for children and the exercise of imagination, considering the experiences of writers, illustrators, and readers. These relationships are established based on Vygotsky's perspective on imagination, considering its essential role in mediating the world and humans in a complex interaction. According to Vygotsky, humans' experiences and emotions are the raw material for the imagination, while the practice of imagining expands human's interactions with the world. In this light, picture books for children can be considered element of mediation in this process. This study analyses interviews with writers, illustrators, and readers in which they talk about their relations with books, their creative process, and imagination. Finally, the reflections generated corroborate the relevance of picture books not only to childhood but throughout the life of readers as individuals who interact with others, and shape and transform the world.

Author Biographies

Anelise Zimmermann, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Design

Anelise Zimmermann é doutora em Design da Informação no Programa de Pós-Graduação do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com bolsa CNPq pelo Programa Ciências sem Fronteiras em Doutorado Sanduíche na University of the Arts London, Reino Unido, desenvolvendo estudos voltados ao ensino do desenho em Design Gráfico. É integrante do Grupo de Pesquisa RIDE - Rede Internacional de Design/Educação do Programa de Pós-Graduação em Design da UFPE e do Grupo de Pesquisa Literalise, voltado aos estudos em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária da Universidade Federal de Santa Catarina. É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC do Departamento de Design. Concluiu Mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC (2008) com pesquisa voltada à Ilustração de livros infantis. Possui Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2001).

Neli Klix Freitas, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Artes - Departamento de Artes Visuais

Doutorado em Psicologia (PUCSP-1997). Mestrado em Psicologia (PUCRS). Graduação em Psicologia e Licenciatura em Psicologia (UCPEL).Formação em Artes (Escola Superior de Artes Santa Cecília-RS). Curso de Letras -FAFIUR-RS (incompleto). Curso Normal (magistério) Escola Normal João Neves da Fontoura-RS. Experiência profissional: docente em cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia,Educação e Artes. Professora aprovada em concurso público, com experiência de 18 anos no ensino formal (professora primária, educação básica) Experiência administrativa: coordenação de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado em Psicologia),direção de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. Vínculo atual: docente associada aposentada da Universidade do Estado de Santa Catarina. Publicações:livros,artigos em periódicos nacionais e internacionais,nas áreas de Psicologia,Educação,Artes.  Membro de Comitê científico de eventos nacionais e internacionais, com produção científica de caráter interdisciplinar e muldisciplinar. Membro do Conselho Federal de Psicologia (conselheira efetiva), eleita pelos pares da sétima região (RS,SC e PR), de 1986 a 1990. Membro e Presidente da Comissão de Educação,Saúde e Trabalho do Conselho Federal de Psicologia neste período.

Published

2018-04-25

How to Cite

Zimmermann, A., & Freitas, N. K. (2018). Picture books and imagination: writers, illustrators and readers in an interactive connection. Perspectiva, 36(1), 137–150. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p137

Issue

Section

Dossiê Imagens & Palavras na literatura para a infância