La Salle e a formação de mestres-professores: as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritmética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p447

Resumo

Os Irmãos das Escolas Cristãs, mais conhecidos como lassalistas, têm sua trajetória institucional atrelada à história da formação de professores. Atribui-se a La Salle a criação da primeira Escola Normal no modelo como a temos hoje. Neste artigo, propõe-se apresentar e discutir alguns elementos sobre a formação dos primeiros mestres-professores, que ensinavam a ler, escrever e contar. Este estudo situa-se no campo da História da Educação Matemática, tomando como fonte histórica a obra de La Salle, o Guia das Escolas Cristãs, de 1706, traduzido para o português, em 2012, pelo Ir. Edgard Hengemüle. Constatou-se, entre outras coisas, que é com La Salle que o ensino da aritmética se eleva ao mesmo patamar da leitura e da escrita nas escolas para pobres na França do século XVII. O ensino da aritmética tem como intuito a preparação para o trabalho e para a vida. Dá-se essencialmente por meio da leitura, repetição e memorização dos números com o auxílio de cartazes, bem como com a cópia e o exercício das quatro operações, com ênfase para o uso do dinheiro. O ensino de aritmética integra uma formação mais ampla, de caráter humanista, voltada à salvação da alma e à glorificação de Deus.

Biografia do Autor

Andreia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,

Área de Educação Matemática - Departamento de Ensino e Currículo - Faculdade de Educação da UFRGS

Pós Graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da UFRGS

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Dalcin, A. (2018). La Salle e a formação de mestres-professores: as orientações contidas no guia das escolas cristãs para o ensino da aritmética. Perspectiva, 36(2), 447–467. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p447

Edição

Seção

Dossiê Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática