O trabalho docente sob a ótica dos professores de uma instituição da Rede federal de educação profissional científica e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65069

Resumo

O escopo deste artigo é dar publicidade aos dados referentes à pesquisa do Observatório de Educação (OBEDUC) coletados em uma instituição vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais. Metodologicamente, iniciou-se com a elaboração de um estado do conhecimento sobre a formação/profissionalização e o trabalho docente que se estendeu por todo o período em que se desenvolveu o OBEDUC, ou seja, de 2010 a 2014. Após a aplicação do questionário, separaram-se os dados referentes ao trabalho docente, que foram cotejados com os aportes teóricos referentes ao tema. Dessa forma, este artigo se subdivide em três partes que, assim, se apresentam: a primeira consubstancia-se na concepção de trabalho, em que se privilegia a concepção crítico-dialética. Na segunda parte, são apresentados dados resultantes do OBEDUC atinentes a um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e, por fim, são tecidas algumas considerações finais em relação ao que foi pesquisado.

 

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUCMinas

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas

Inajara de Salles Viana Neves, Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP

Departamento de Educação e Tecnologia, Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

 

Solange Rodrigues, Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Ouro Preto/MG

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUCMinas. Professora do Instituto Federal Minas Gerais, IFMG,  Ouro Preto/MG

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Oliveira, M. A. M., Neves, I. de S. V., Paschoalino, J. B. de Q. ., & Rodrigues, S. (2020). O trabalho docente sob a ótica dos professores de uma instituição da Rede federal de educação profissional científica e tecnológica. Perspectiva, 38(3), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65069