Do acesso à evasão: o acompanhamento dos estudantes da UFG utilizando análise de sobrevivência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71241

Resumo

Este estudo é parte do projeto de pesquisa intitulado “Indicadores educacionais da educação superior: o retrato da graduação e pós-graduação brasileiras”, desenvolvido na Universidade Federal de Goiás, e tem como objetivo acompanhar os estudantes que ingressaram na referida universidade no ano de 2010 até o momento de sua evasão. Para isso, foi feita pesquisa documental, com base em microdados do Censo da Educação Superior disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” do período de 2010 até 2017, o que resulta em um tempo de acompanhamento de oito anos. Também foram consultados documentos oficiais da UFG, como Plano de Gestão, resoluções, portarias, editais e outros. E, para subsidiar a análise dos dados, foi feita pesquisa bibliográfica, fundamentada principalmente em autores que discutem o tema da evasão na educação superior brasileira. Tendo em vista que o interesse do estudo é o tempo de permanência até a evasão, bem como os fatores que podem influenciar esse tempo, utilizou-se a técnica de Análise de Sobrevivência. Como resultado, verificou-se que os grupos de estudantes mais propensos à evasão foram: dos cursos de licenciatura, não cotistas, provenientes de escola pública, matriculados no turno matutino, que receberam apoio de assistência estudantil no primeiro ano do curso, mas que não receberam ao longo do curso, os que não usufruíram de bolsa pedagógica e os que não participaram de atividade complementar.

Biografia do Autor

Chaiane de Medeiros Rosa, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus Araraquara (2016). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2013). Especialista em Português Jurídico pela Faculdade Integrada Grande Fortaleza (FGF) (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Catalão (2009). .

Eder Angelo Milani, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e doutorado em Estatística na Universidade Federal de São Carlos (2016). É professor do Institut de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de sobrevivência e séries temporais.

Fabiano Fortunato Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB) (2011). Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus Goiânia (2002). Graduado em Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (1998). Professor no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFG. Área de interesse em investigação científica: Equações diferenciais estocásticas, inferência em processos estocásticos, EDPs estocásticas, estatística apliacada.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Rosa, C. de M., Milani, E. A., & Santos, F. F. T. dos. (2021). Do acesso à evasão: o acompanhamento dos estudantes da UFG utilizando análise de sobrevivência. Perspectiva, 39(4), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71241