O laboratório de química e seus objetivos

André V Zunino

Resumo


Este artigo apresenta parte de uma avaliação iluminativa dos cursos práticos de laboratório, no ensino da Química, realizada em duas universidades catarinenses. Teve a intenção de obter uma visão global das atividades de ensino/aprendizagem envolvidas e de sua efetividade como um processo educacional e mesmo vocacional. A investigação ocorreu com sujeitos direta ou indiretamente envolvidos com atividade de laboratório, isto é, alunos, professores universitários e do 2º grau químicos atuantes nas indústrias. Foi aplicado um questionário sobre 24 objetivos gerais de laboratório, em duas situações distintas, em uma escala do tipo Likert. As informações coletadas evidenciaíam a situação ideal, a qual reflete as aspirações e expectativas dos diversos grupos e a situação real a qual representa ou representou a percepção e consecução dos cursos existentes. A. análise dos resultados basicamente foi feita através de diagramas de dispersão e sugere a aplicação de metodologias mais henrísticas no ensino da Química, tendo por base a utilização do laboratório.


Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 1983 André V Zunino

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

Recomendamos o uso do browser Firefox_Mozilla como navegador do portal .

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.