O laboratório de química e seus objetivos
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este artigo apresenta parte de uma avaliação iluminativa dos cursos práticos de laboratório, no ensino da Química, realizada em duas universidades catarinenses. Teve a intenção de obter uma visão global das atividades de ensino/aprendizagem envolvidas e de sua efetividade como um processo educacional e mesmo vocacional. A investigação ocorreu com sujeitos direta ou indiretamente envolvidos com atividade de laboratório, isto é, alunos, professores universitários e do 2º grau químicos atuantes nas indústrias. Foi aplicado um questionário sobre 24 objetivos gerais de laboratório, em duas situações distintas, em uma escala do tipo Likert. As informações coletadas evidenciaíam a situação ideal, a qual reflete as aspirações e expectativas dos diversos grupos e a situação real a qual representa ou representou a percepção e consecução dos cursos existentes. A. análise dos resultados basicamente foi feita através de diagramas de dispersão e sugere a aplicação de metodologias mais henrísticas no ensino da Química, tendo por base a utilização do laboratório.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
