Técnica, estética e a Obra Esportiva: diálogos com Theodor Adorno e Walter Benjamin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84221

Palavras-chave:

Técnica, Estética esportiva, Educação do corpo

Resumo

Ao pensarmos no esporte em sua dimensão estética, enquanto prática criadora de forma, temos elaborado a noção de obra esportiva, forjada com inspiração na teoria adorniana, entendendo o fenômeno como artefato estético próximo à obra de arte, composto de elementos como matéria, material e forma, bem como técnica, mimese e jogo. Tal esforço se desenvolve no interior de uma Teoria Crítica do Presente, mobilizando conceitos que se desdobram, no plano metodológico, em sua radicação teórica (origem) e em sua pertinência com potencial heurístico para o contemporâneo (atualidade). Neste ensaio, analisamos a questão da técnica como componente da dialética da obra esportiva, representante do momento de trabalho, domínio e controle de um tipo particular de sensibilidade, mas também de possibilidade de alguma expressão. Desenvolvemos este conceito a partir do diálogo entre Theodor Adorno e Walter Benjamin, um de seus principais interlocutores, tensionando, em seus escritos, o lugar da técnica no fazer estético-artístico e articulando tais ideias ao fazer estético-esportivo.

Biografia do Autor

Michelle Carreirão Gonçalves, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

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Publicado

2022-06-03

Como Citar

Gonçalves, M. C. (2022). Técnica, estética e a Obra Esportiva: diálogos com Theodor Adorno e Walter Benjamin. Perspectiva, 40(1), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84221

Edição

Seção

Dossiê Teoria Crítica da Sociedade e (declínio da) Formação