Técnica, estética e a Obra Esportiva: diálogos com Theodor Adorno e Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e84221Palavras-chave:
Técnica, Estética esportiva, Educação do corpoResumo
Ao pensarmos no esporte em sua dimensão estética, enquanto prática criadora de forma, temos elaborado a noção de obra esportiva, forjada com inspiração na teoria adorniana, entendendo o fenômeno como artefato estético próximo à obra de arte, composto de elementos como matéria, material e forma, bem como técnica, mimese e jogo. Tal esforço se desenvolve no interior de uma Teoria Crítica do Presente, mobilizando conceitos que se desdobram, no plano metodológico, em sua radicação teórica (origem) e em sua pertinência com potencial heurístico para o contemporâneo (atualidade). Neste ensaio, analisamos a questão da técnica como componente da dialética da obra esportiva, representante do momento de trabalho, domínio e controle de um tipo particular de sensibilidade, mas também de possibilidade de alguma expressão. Desenvolvemos este conceito a partir do diálogo entre Theodor Adorno e Walter Benjamin, um de seus principais interlocutores, tensionando, em seus escritos, o lugar da técnica no fazer estético-artístico e articulando tais ideias ao fazer estético-esportivo.
Referências
ADORNO, Theodor Wiesegrund. Ästhetische Theorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1973.
ADORNO, Theodor Wiesegrund. O fetichismo na música e a regressão da audição. In: Textos escolhidos: Walter Benjamin, Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Jürgen Habermas (Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 165-191.
ADORNO, Theodor Wiesegrund. Educação após Auschwitz. In: Educação e emancipação. São Paulo, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a. p. 119-138.
ADORNO, Theodor Wiesegrund. Tempo livre. In: Palavras e sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995b. p. 70-82.
ADORNO, Theodor Wiesegrund. O ataque de Veblen à cultura. In: Prismas: crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998. p. 69-90.
ADORNO, Theodor Wiesegrund. O esquema da cultura de massas. In: Sobre a Indústria da Cultura. Coimbra: Angelus Novus, 2003. p. 57-95.
ADORNO, Theodor Wiesegrund. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 2006.
ADORNO, Theodor Wiesegrund. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
ADORNO, Theodor Wiesegrund. Correspondência 1928-1940 – Adorno-Benjamin. São Paulo: UNESP, 2012.
ADORNO, Theodor Wiesegrund. Estética 1958/1959. Buenos Aires: Las Cuarenta, 2013.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987a. p. 91-107.
BENJAMIN, Walter. A caminho do planetário. In: Rua de mão única. Obras escolhidas vol. 2. São Paulo: Brasiliense, 1987b. p. 68-69.
BENJAMIN, Walter. O surrealismo. O último instantâneo da inteligência européia. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987c. p. 21-35.
BENJAMIN, Walter. A doutrina das semelhanças. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987d. p. 108-113.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2009.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2017.
DAWSON, Rebeccah Marie. “Sport ist der Nerv der Zeit”: The Politics of Sport in German Literature, 1918-1962. Chape Hill, 2011. 248p. Dissertation (Doctor of Philosophy) – Department of Germanic Languages and Literatures, University of North Carolina at Chape Hill, 2011.
DUARTE, Rodrigo. A discussão sobre a reprodutibilidade da obra de arte e o “Novo Laocoonte” de Arnheim: limiares da estética. In: OTTE, Georg; SEDLMAYER, Sabrina; CORNELSEN, Elcio (Orgs.). Limiares e Passagens em Walter Benjamin. Belo Horizonte: UFMG, 2010. p. 205-222.
ELCOMBE, Tim L. Sport, Aesthetic Experience, and Art as the Ideal Emodied Metaphor. Journal of the Philosophy of Sport, v. 39, n. 2, p. 201-217, out. 2012.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Brecht e Benjamin: peça de aprendizagem e ordenamento experimental. Viso – Cadernos de estética aplicada, Niterói, v. VI, n. 11, p. 145-151, jan./jun. 2012.
GONÇALVES, Michelle Carreirão; VAZ, Alexandre Fernandez. Corpo/matéria, gestos/material: para pensar uma estética dos esportes. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 126-135, jan./abr. 2017a.
GONÇALVES, Michelle Carreirão; VAZ, Alexandre Fernandez. Produção de forma no esporte: sobre a estética do rúgbi. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 347-354, out./dez. 2017b.
GONÇALVES, Michelle Carreirão; GALAK, Eduardo Lautaro; VAZ, Alexandre Fernandez. Do caráter estético do esporte: apontamentos de Jorge Romero Brest. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 21, p. 2-20, 2021.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Elogio da beleza atlética. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
GUTTMANN, Allen. The Erotic in Sports. New York: Columbia University Press, 1996.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 375-398, 2007.
INGLIS, David. Theodor Adorno on Sport: The Jeu D’Esprit of Despair. In: GIULIANOTTI, Richard. Sport and Modern Social Theorists. Palgrave Macmillan: New York, 2004. p. 81-95.
KEYS, Barbara. Sentido y emociones en la historia del deporte. In: SCHARAGRODSKY, Pablo Ariel; TORRES, César R. El rostro cambiante del deporte: perspectivas historiográficas angloparlantes (1970-2010). Buenos Aires: Prometeo, 2019. p. 355-382.
LASCH, Christopher. A degradação do esporte. In: A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de esperanças em declínio. Rio de Janeiro: Imago, 1983. p. 133-160.
MARCUSE, Herbert. Tecnologia, guerra e fascismo. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
MAUSS, Marcel. As técnicas corporais. In: Sociologia e Antropologia. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974. p. 211-233.
MELO, Victor Andrade de; VAZ, Alexandre Fernandez. Esporte, cidade, modernidade: ironias Chaplinianas. Tempos Históricos, Cascavel, v. 20, p. 366-387, 1º sem. 2006.
MUMFORD, Stephen. Emotions and Aesthetics: an Inevitable Trade-Off? Journal of the Philosophy of Sport, v. 39, n. 2, p. 267-279, out. 2012.
PIQUET, Patrick. Georges Demenÿ, les origines sportives du cinéma. Paris: INSEP, 2017.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A atualidade de Walter Benjamin e de Theodor W. Adorno. São Paulo: Civilização Brasileira, 2009.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A fotografia em Walter Benjamin: a “dialética na imobilidade” e a “segunda técnica”. Revista Brasileira de Psicanálise, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 121-136, 2012.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Walter Benjamin e a fotografia como segunda técnica. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, v. 12, n. 14, p. 58-74, jan/jun 2016a.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A fotografia na obra de Walter Benjamin: “Dialéctica congelada” e a “segunda técnica”. História Revista, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 40-60, maio/ago. 2016b.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. A “segunda técnica” em Walter Benjamin: o cinema e o novo mito da caverna. Prefácio. In: BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2017. p. 23-49.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Walter Benjamin e os sistemas de escritura. In: O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2018. p. 123-140.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Filosofia da técnica: arte como conquista de um novo campo de ação lúdico (Spielraum) em Benjamin e Flusser. ArteFilosofia, Ouro Preto, n. 26, p. 52-85, jul. 2019.
VAZ, Alexandre Fernandez. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma análise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos Cedes, Campinas, ano 19, n. 48, p. 89-108, ago. 1999.
VAZ, Alexandre Fernandez. Na constelação da destrutividade: o tema do esporte em Theodor W. Adorno e Max Horkheimer. Motus Corporis, Rio de Janeiro: v. 7, n. 1, p. 65-108, maio 2000a.
VAZ, Alexandre Fernandez. Da modernidade em Walter Benjamin: crítica, esporte e escritura histórica das práticas corporais. Educar, Curitiba, n. 16, p. 61-79, 2000b.
VAZ, Alexandre Fernandez. Memória e Progresso: sobre a presença do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: SOARES, Carmen Lúcia (Org.). Corpo e História. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 43-60.
VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
WELSCH, Wolfgang. Esporte – Visto esteticamente e mesmo como arte? In: ROSENFIELD, Denis. (Org.). Ética e estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. p. 142-165.
WOHLFARTH, Irving. Spielraum. O jogo e a aposta da “segunda técnica” em Walter Benjamin. Limiar, São Paulo, v. 3, n. 6, p. 3-53, 2º sem. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Michelle Carreirão Gonçalves
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.