Da avaliação das compreensões às estratégias de ensino: o caso de uma pintura histórica brasileira

Autores

  • Teresinha Sueli Franz UDESC - Florionópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Trata-se de uma pesquisa sobre as faculdades de compreensão de um grupo de indivíduos sobre uma pintura histórica brasileira e as conseqüências didáticas da avaliação destas compreensões para os educadores e estudantes, a partir de um enfoque da Educação Artística para a Compreensão, onde a abra de arte é abordada como um fenômeno cultural. Seguindo a perspectiva metodológica qualitativa e interpretativa, as compreensões dos indivíduos foram ordenadas em diferentes níveis e âmbitos. Ao desconstruir um velho mito da cultura visual hegemônica brasileira (a “Primeira Missa no Brasil”), nasce um modelo que pode ser tomado como um provável ponto de partida na Educação para a Compreensão da Arte, seja na escola ou fora dela.

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Publicado

2001-01-01

Como Citar

Franz, T. S. (2001). Da avaliação das compreensões às estratégias de ensino: o caso de uma pintura histórica brasileira. Perspectiva, 19(1), 167–195. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos