Da avaliação das compreensões às estratégias de ensino: o caso de uma pintura histórica brasileira

Teresinha Sueli Franz

Resumo


Trata-se de uma pesquisa sobre as faculdades de compreensão de um grupo de indivíduos sobre uma pintura histórica brasileira e as conseqüências didáticas da avaliação destas compreensões para os educadores e estudantes, a partir de um enfoque da Educação Artística para a Compreensão, onde a abra de arte é abordada como um fenômeno cultural. Seguindo a perspectiva metodológica qualitativa e interpretativa, as compreensões dos indivíduos foram ordenadas em diferentes níveis e âmbitos. Ao desconstruir um velho mito da cultura visual hegemônica brasileira (a “Primeira Missa no Brasil”), nasce um modelo que pode ser tomado como um provável ponto de partida na Educação para a Compreensão da Arte, seja na escola ou fora dela.


Palavras-chave


Educação artística para a compreensão; Arte e educação; Arte e cultura

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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