A necessidade de fazer teoria para observar a realidade territorial dos problemas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85187

Palavras-chave:

Práxis escolar, Epistemologia da geografia, Projetos curriculares, Trialética espacial

Resumo

Para educar uma pessoa, é preciso saber qual caminho queremos percorrer. A finalidade da geografia escolar determina uma metodologia que nos conduz à aprendizagem de conceitos, habilidades e atitudes necessárias para explicar os problemas sociais em um palco territorial. Um saber que implica a participação na vida cívica, onde emergem sentimentos pessoais, percepções e avaliações coletivas e estratégias políticas e econômicas. Por isso é necessário teorizar sobre os espaços vividos, percebidos e concebidos, para conhecer com mais precisão os fatores que explicam os problemas que queremos resolver, ou pelo menos tentar. Tarefa complexa, pois envolve contestar as rotinas acadêmicas que consideram a geografia um conhecimento "natural" e "estável", sem considerar as tendências plurais que a definem em seu processo histórico. Neste artigo queremos indicar alguns princípios explicativos que nos permitem compreender o ambiente geográfico e suas implicações para qualificar aprendizagem escolar.

Biografia do Autor

Xosé Manuel Souto González, Universitat de València, Espanha

Catedrático de didáctica de las ciencias sociales. Facultat de Magisteri. Universitat de València

 

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Publicado

2022-11-10

Como Citar

Souto González, X. M. (2022). A necessidade de fazer teoria para observar a realidade territorial dos problemas sociais. erspectiva, 40(4), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85187

Edição

Seção

As Epistemologias da Educação Geográfica