Um perfil do estado da avaliação do rendimento escolar no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O presente artigo refere-se às formas de perceber a avaliação do rendimento escolar, no Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como campo de investigação os docentes dos departamentos de Metodologia de Ensino e de Estudos Especializados em Educação e o período compreendido pelo primeiro semestre de 1979 e o segundo de 1987. Mostra a avaliação do rendimento escolar como área desassistida, recheada de preconceitos, de imagens assustadoras, responsáveis por racionalizações múltiplas capazes de inibir o acesso do docente às tecnologias novas existentes. Identifica práticas inadequadas como a da não reprovação permanente e localizada em certas disciplinas e a da uniformização de conceitos, isto é, professores que dão a todos os seus alunos sempre o mesmo conceito: A ou B. Recomenda novos estudos. Estes ligados a observação do desempenho docente e a análise dos instrumentos por ele empregados. Reclama, por fim, maior preocupação institucional com a avaliação do rendimento escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.