Um perfil do estado da avaliação do rendimento escolar no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Marçal Melo Filho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O presente artigo refere-se às formas de perceber a avaliação do rendimento escolar, no Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como campo de investigação os docentes dos departamentos de Metodologia de Ensino e de Estudos Especializados em Educação e o período compreendido pelo primeiro semestre de 1979 e o segundo de 1987. Mostra a avaliação do rendimento escolar como área desassistida, recheada de preconceitos, de imagens assustadoras, responsáveis por racionalizações múltiplas capazes de inibir o acesso do docente às tecnologias novas existentes. Identifica práticas inadequadas como a da não reprovação permanente e localizada em certas disciplinas e a da uniformização de conceitos, isto é, professores que dão a todos os seus alunos sempre o mesmo conceito: A ou B. Recomenda novos estudos. Estes ligados a observação do desempenho docente e a análise dos instrumentos por ele empregados. Reclama, por fim, maior preocupação institucional com a avaliação do rendimento escolar.

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Publicado

1990-01-01

Como Citar

Filho, M. M. (1990). Um perfil do estado da avaliação do rendimento escolar no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Perspectiva, 8(15), 19–51. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos