Desafios e oportunidades no atendimento aos alunos superdotados na escola inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91925

Palavras-chave:

Sobredotação, Inclusão, Programa de enriquecimento escolar Odisseia

Resumo

A educação é um direito de todos e para se atingir esse objetivo tem de ser diferenciada. Uma escola e uma sociedade que assumam a diversidade enriquecem-se com a diferença e tornam-se mais justas ao responderem às necessidades efetivas de cada um. Centrando a reflexão na educação do aluno superdotado, do ponto de vista científico e das práticas educativas, tem-se apontado para a necessidade de se criar um ambiente educacional que acolha e estimule as habilidades e a diversidade de talentos. Porém alguns países como por exemplo Portugal, tardam a definir medidas educativas específicas para estes alunos, quando a investigação aponta precisamente para o contrário. Neste trabalho tecem-se breves considerações sobre o atendimento aos alunos superdotados ou mais talentosos numa escola que se quer inclusiva. Analisa-se, brevemente, como é que Portugal tem promovido o direito a uma educação de qualidade com equidade, para os alunos superdotados ou mais talentosos. Por último, ilustra-se a relevância do atendimento aos alunos superdotados no contexto educacional com uma descrição do programa Odisseia, enquanto programa de desenvolvimento de talentos na escola regular. Espera-se contribuir para uma reflexão sobre o atendimento aos alunos superdotados numa escola que se pretende inclusiva.   

Biografia do Autor

Lúcia Cerqueira de Miranda, Associação para o Desenvolvimento e Investigação em Psicologia da Educação

Doutora em Psicologia da Educação/ Universidade do Minho, Portugal.

Referências

AINSCOW, Mel; SLEE, Roger; BEST, Marnie. Editorial: The Salamanca Statement: 25 years on. International Journal of Inclusive Education, v. 23, nº 7–8, p. 671–676, 2019. https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1622800.

ALENCAR, Eunice Soriano. Aluno com altas habilidades no contexto da educação inclusiva. Revista Movimento, n. 7, p. 60-69, 2003.

ANASTASIOU, Dimitris; GREGORY, Mathews; KAUFFMAN, James. Commentary on Article 24 of the CRPD: The right to education. In I. BANTEKAS, M. STEIN; D. ANASTASIOU (Eds.). Commentary on the UN convention on the rights of persons with disabilities, New York: Oxford University Press, 2018, p. 656–704.

ANTUNES, Ana Pereira; ALMEIDA, Leandro Silva; MIRANDA, Lúcia Cerqueira; XAVIER, Joana Oliveira; RAMOS Conceição; Johanna Magreta Raffan. A sobredotação na Região Autónoma da Madeira: desenvolvimento de políticas e práticas educativas. Revista Portuguesa de Educação, v. 33, n. 1, p.121-136, 2020. doi: https://doi.org/10.21814/ rpe.18654.

BORDERS, Christina; WOODLEY, Stephanie; MOORE, Elizabeth. Inclusion and Giftedness. In J. P. Bakken, F. E. Obiakor, & A.F. Rotaori (Eds.), Current Perspectives and Issues, U.K.: Emerald. 2014, p.127-146. ISBN: 978-1-78350-741-2.

CALLAHAN, Carolyn; PLUCKER, Jonathan; GLUCK, Stuart; RODRIGUEZ, Carlos. Inclusion of academically advanced (gifted) students. In J. M. Kauffman (Ed.). On educational inclusion: Meanings, history, Issues and international perspectives. 1 ed. Routledge, 2020, p.176-194.

CHEN, Wei-Ren; CHEN, Mei-Fang. Practice and evaluation of enrichment programs for the gifted and talented learners. Gifted Education International, n.36, v. 2, p.108-129. 2020. doi:10.1177/0261429420917878.

CROCKETT, Jean. Inclusion as idea and its justifcation in law. In J. M. Kauffman (Ed.). On educational inclusion: Meanings, history, Issues and international perspectives. 1 ed. Routledge, 2020, p.176-194.

CROSS, Tracy; CROSS; Jennifer Riedl; O’REILLY, Colm. Attitudes about gifted education among Irish educators, High Ability Studies, v. 29, n. 2, p. 169-189, 2018, https://doi.org/10.1080/13598139.2018.1518775.

DAI, David Yun (2018). A History of Giftedness: Paradigms and Paradoxes In S. I. PFEIFER (Ed.), Handbook of Giftedness in Children Psychoeducational Theory, Research, and Best. Practices Springer Cham, 2018, p.1-14, https://doi.org/10.1007/978-3-319-77004-8

DIXON, Felicia; YSSEL, Nina; MCCONNELL, John.; HARDIN, Travis. Differentiated instruction, professional development, and teacher efficacy. Journal for the Education of the Gifted, v. 37, n. 2, p. 111–127, 2014. https://doi.org/10.1177/01623532145.

EUROPEAN AGENCY FOR SPECIAL NEEDS AND INCLUSIVE EDUCATION [EASNIE]. (2020). Inclusive School Leadership: A practical guide to developing and reviewing policy frameworks. (Online publication). Odense, DK.

KAUFFMAN, James; BADAR, Jeanmarie Definitions and other issues. In J. M. Kauffman (Ed.). On educational inclusion: Meanings, history, Issues and international perspectives. 1 ed. Routledge, 2020, p.1-24.

LAINE, Sonja; TIRRI, Kirsi. How Finnish elementary school teachers meet the needs of their gifted students, High Ability Studies, v. 27, n. 2, p. 149-164, 2016. https://doi.org/10.1080/13598139.2015.1108185.

LASING, Carly. Teachers’ attitudes towards the gifted : the importance of professional development and school culture, Australasian Journal of Gifted Education, v. 18, n. 2, pp. 32-42, 2009. https://doi.org/10.21505/AJGE.2015.0012.

LO, C. Owen; LIN-YANG, Rachel; CHROSTOWSKI, Megan. Giftedness as a framework of inclusive education. Gifted Education International, v. 38, n. 3, p. 431–437, 2022, DOI: 10.1177/02614294211049157.

MIRANDA, Lúcia. Desafios nas políticas e nas práticas Educativas para alunos soberdotados numa escola que se quer ser inclusiva. In: PISKE, F. H. R.; NAKANO, T.C.; ROCHA, A.; PERALES, R.G. (Org.) Altas habilidades/ superdotação: Talentos, criatividade e potencialidades. 1 ed. Vetor: 2022, p. 239- 254.

MIRANDA, Lúcia. Responder às necessidades dos alunos sobredotados na escola: contributos do programa Odisseia II. In F. H. R. PISKE; T. STOLTZ; C. COSTA-LOBO; A. ROCHA; E. VÁZQUEZ-JUSTO (Orgs.), Educação de soberdotados e talentosos: emoções e criatividade. Curitiba, PR: Juruá, 2018, p. 237- 250.

MIRANDA, Lúcia. Programa de enriquecimento Odisseia: Desenvolvimento dos Talentos na Escola. Novas Edições Académicas. 2016. ISBN-13:978-3-330-73691-7.

MIRANDA, Lúcia. Da identificação as respostas educativas para alunos sobredotados: construção, aplicação e avaliação de um programa de enriquecimento escolar. Orientador Leandro S. Almeida, 2008. 224 f. tese (Doutoramento em Psicologia da Educação. Universidade do Minho, Portugal, 2008. RepositóriUM. Recuperado de http:// hdl.handle.net/1822/.

MIRANDA, Lúcia; ALMEIDA, Leandro Silva. Os apoios educativos na sobredotação em Portugal continental e regiões autónomas: Legislação no último quartil do Século XX. Sobredotação. v.17, 2021/21, p. 171-192, 2022.

MIRANDA, Lúcia; ALMEIDA, Leandro Silva. Apoio educativo aos alunos com altas capacidades: legislação nas primeiras duas décadas do século XXI em Portugal. Revista AMAzônica, v. XXIV, n. 2, p.110-131, 2019.

MIRANDA, Lúcia; ALMEIDA, Leandro Silva. Sobredotação em Portugal: legislação investigação e intervenção. In L. S. ALMEIDA; A. ROCHA, A. (Coods.), Sobredotação: uma responsabilidade coletiva! Porto, PT: CERPSI, 2018, p. 257-287.

OCDE. Policy Approaches and Initiatives for the Inclusion of Gifted Students in OECD Countries. OECD Education Working Paper, n. 262, 2021 https://dx.doi.org/10.1787/c3f9ed87-en.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (1948). Declaração Universal dos Direitos do Homem. Acedido a partir de http://www.un.org/es/universal-declaration-human-rights/.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (1959). Convenção dos Direitos da Criança Acedido a partir de http://www.un.org/es/universal-declaration-human-rights/.

NINKOV, I.. Education Policies for Gifted Children Within a Human Rights Paradigm: a Comparative Analysis. Journal of Human Rights and Social Work , n.5 p. 280–289, 2020, https://doi.org/10.1007/s41134-020-00133-1

POZAS, Marcela; LETZEL, Verena; SCHNEIDER, Christoph. Teachers and differentiated instruction: Exploring differentiation practices to address student diversity. Journal of Research in Special Educational Needs, v.20, n.3, p. 217–230. 2020. https://doi.org/10.1111/1471-3802.12481.

POZAS, Marcela; SCHNEIDER, Christoph Shedding light on the convoluted terrain of differentiated Instruction (DI): Proposal of a DI taxonomy for the heterogeneous classroom. Open Education Studies, v. 1, n. 1, pp. 73-90, 2019. https://doi.org/10.1515/edu-2019-0005.

PRECKEL, Franzis.; SCHMIDT, Isabelle.; STUMPF, Eva.; MOTSCHENBACHER, Monika.; VOGL, Katharina.; SCHERRER, Vsevolod.; SCHNEIDER, Wolfgang. (2017). High-ability grouping: Benefts for gifted students’ achievement development without costs in academic self-concept. Child Development, v. 90, n. 4, p. 1185-1201 Disponível em http:// doi: 10.1111/cdev.12996 .

RENZULLI, Joseph; REIS, Sally. Research related to the schoolwide enrichment triad model. Gifted Child Quarterly, v.38, n. 1, p. 7-20. 1994.

RENZULLI, Joseph; REIS, Sally. A concepção dos três anéis de superdotação e o modelo de enriquecimento escolar: Uma abordagem de desenvolvimento de talentos para todos os estudantes. In: PISKE, F. H. R.; NAKANO, T.C.; ROCHA, A.; PERALES, R.G. (Org.) Altas habilidades/ superdotação: Talentos, criatividade e potencialidades. 1 ed. Vetor: 2022, p. 17- 50.

UNICEF, Convenção sobre os Direitos da Criança e Protocolos Facultativos, Comité Português para a UNICEF, Edição revista, 2019.

VANTASSEL-BASKA, Joyce (2021). A conception of giftedness as domain specifc learning: A dynamism fueled by persistence and passion. In R. J. STERNBERG; D. AMBROSE (Eds.), Conceptions of giftedness and talent. London, UK: Palgrave Macmillan. 2021, p. 443-466. doi: https://doi. org/10.1007/978-3-030-56869-6_25.

WORRELL, Frank; SUBOTNIK, Rena; OLSZEWSKI-KUBILIUS, Paula; DIXSON, Dante. Gifted Students. Annual Review of Psychology. (Online publication), 2018. doi: 10.1146/annurev-psych-010418-102846

ZIEGLER, Albert; BALESTRINI, Daniel Patrick; STOEGER, Heidrun. An international view on gifted education: Incorporating the macro-systemic perspective. In S. I. Pfeifer (Ed.), Handbook of giftedness in children psychoeducational: Theory, research, and best practices. Springer 2018, pp. 15-28. doi: https://doi.org/10.1007/978-3-319-77004-8

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Cerqueira de Miranda, L. (2023). Desafios e oportunidades no atendimento aos alunos superdotados na escola inclusiva. Perspectiva, 41(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e91925

Edição

Seção

Dossiê Altas habilidades/superdotação: pesquisas e práticas pedagógicas