Mudando o trabalho educativo de formar professores de física

Autores

  • Carlos Alberto Souza Universidade Federal de Santa Catarina, Camboriu
  • Fábio da Purificação de Bastos
  • José André Perez Angotti
  • Rejane Aurora Mion
  • Wagner Duarte José

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Tendo como preocupação temática a mudança na concepção de fonnação de professores (denominados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de profissionais da educação) de física, destacamos uma abordagem de organização do trabalho educativo - a investigaçãoação educacional de matriz emancipatória - assim como revelamos seus pressupostos ontológicos, epistemológicos e metodológicos. No contexto da escolaridade-formativa oficial (cursos de licenciatura, mestrado e doutorado em educação, instâncias capacitadoras dos profissionais da educação), estabelecido pelas atuais políticas públicas educacionais do país, evidenciamos no desenvolvimento do trabalho a orientação da mudança na concepção do quefazer educativo de formadores empreendida e ressaltamos os principais resultados e delineamentos inéditos-possíveis.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Camboriu

Licenciado em Física (1990), Mestre (1996) e Doutor (2004) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e tecnológica da UFSC e no Colégio Agrícola de Camboriú (UFSC).

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Como Citar

Souza, C. A., Bastos, F. da P. de, Angotti, J. A. P., Mion, R. A., & José, W. D. (2000). Mudando o trabalho educativo de formar professores de física. Perspectiva, 18(33), 93–114. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos