Entrevista com Jane Felipe: Pedofilização e scripts de gênero: as contribuições do eixo temático “Infâncias, gênero e sexualidades” para pensar as corporeidades infantis
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93931Palavras-chave:
Corporeidades, Infâncias, Entrevista, Jane FelipeResumo
Entrevista com Jane Felipe, professora titular aposentada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Referências
FELIPE, Jane, GUIZZO, Bianca Salazar; BECK, Dinah Quesada (Orgs.). Infâncias, gênero e sexualidade nas tramas da cultura e da educação. Canoas: ULBRA, 2013.
FELIPE, Jane. Afinal, quem é mesmo pedófilo? Cadernos Pagu, Campinas, n. 26, p. 201-223, jan./jun. 2006a.
FELIPE, Jane. Entre tias e tiazinhas: Pedagogias Culturais em circulação. In: SILVA, Luiz Heron (Org.). Século XXI: Qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999a. p. 167-179.
FELIPE, Jane. Erotização dos corpos infantis. In: Guacira Lopes Louro; Jane Felipe; Silvana Goellner. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003, v. 01, p. 53-65.
FELIPE, Jane. Scripts de gênero na educação infantil. Revista Pátio – Educação Infantil, ANO XIV, n. 48. Porto Alegre: Artmed, jul./set. 2016. p. 4-7.
FELIPE, Jane. Scripts de gênero, sexualidade e infâncias: temas para a formação docente. In: ALBUQUERQUE, Simone Santos; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Vellinho (Orgs.). Para Pensar a Docência na Educação Infantil. Porto Alegre: Evanfrag, 2019. p. 238-250.
FELIPE, Jane; BELLO, Alexandre. Das parcerias intelectuais e afetivas: o que podemos aprender com um grupo de estudos. Momento – Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 28, n. 3, p. 167–180, set./dez. 2019.
FELIPE, Jane; GUIZZO, Bianca Salazar. Erotização dos corpos infantis na sociedade de consumo. Pro-Posições, Campinas, v. 14, n. 3, p. 119-129, set./dez. 2003.
GUIZZO, Bianca Salazar; FELIPE, Jane. Rompendo com os scripts de gênero e de sexualidade na infância. In: SARAIVA, Karla; GUIZZO, Bianca Salazar (Orgs.). Educação em um mundo em tensão: insurgências, transgressões, sujeições. Canoas: Ulbra, 2017. p. 219-228.
IZIDRO, Lúcio; FELIPE, Jane. O que precisamos saber sobre pedofilia e pedofilização: aspectos médicos, jurídicos e culturais. In: SÁ-SILVA, Jackson Ronie; SANTOS, Marcos Eduardo Miranda; SILVA, Yuri Jorge Almeida da (Org.). A Discussão da Pedofilia no Campo da Educação. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 23-40.
LANDINI, Tatiana Savoia Landini. Violência sexual contra crianças na mídia impressa: gênero e geração. Cadernos Pagu, n. 26, p. 225-252, jun. 2006.
LEGUIÇA, Michele Lopes. “Atira no coração dela”: corpos e scripts de gênero na educação infantil. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
NUNES, Maria do Rosário. Pedofilização e mercado: o corpo-produto de crianças e adolescentes na era de direitos no brasil. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2009.
POULIN, Richard. Sexualisationprécoce et pornographie. Paris: la Dispute, 2009.
PRESTES, Liliane Madruga; FELIPE, Jane. Entre smarphones e tablets: pedofilia, pedofilização e erotização infantil na internet. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 20, n. 2, p. 4-20, 2015.
ROSA, Cristiano; FELIPE, Jane. Violência/abuso sexual contra meninos: masculinidades e silenciamentos em debate. PESQUISA EM FOCO (UEMA), v. 25, p. 144-167, 2020.
ROSA, Cristiano; FELIPE, Jane; SÁ-SILVA, Jackson. (2022). Pedofilização e scriptsde gênero: o que pode a produção teórica de um grupo de pesquisa? Diversidade E Educação, 10(1), 64–82. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14319
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Bianca Salazar Guizzo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.