Entrevista com Jane Felipe: Pedofilização e scripts de gênero: as contribuições do eixo temático “Infâncias, gênero e sexualidades” para pensar as corporeidades infantis
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93931Palabras clave:
Corporeidades, Infâncias, Entrevista, Jane FelipeResumen
Entrevista com Jane Felipe, professora titular aposentada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Citas
FELIPE, Jane, GUIZZO, Bianca Salazar; BECK, Dinah Quesada (Orgs.). Infâncias, gênero e sexualidade nas tramas da cultura e da educação. Canoas: ULBRA, 2013.
FELIPE, Jane. Afinal, quem é mesmo pedófilo? Cadernos Pagu, Campinas, n. 26, p. 201-223, jan./jun. 2006a.
FELIPE, Jane. Entre tias e tiazinhas: Pedagogias Culturais em circulação. In: SILVA, Luiz Heron (Org.). Século XXI: Qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 1999a. p. 167-179.
FELIPE, Jane. Erotização dos corpos infantis. In: Guacira Lopes Louro; Jane Felipe; Silvana Goellner. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 1ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003, v. 01, p. 53-65.
FELIPE, Jane. Scripts de gênero na educação infantil. Revista Pátio – Educação Infantil, ANO XIV, n. 48. Porto Alegre: Artmed, jul./set. 2016. p. 4-7.
FELIPE, Jane. Scripts de gênero, sexualidade e infâncias: temas para a formação docente. In: ALBUQUERQUE, Simone Santos; FELIPE, Jane; CORSO, Luciana Vellinho (Orgs.). Para Pensar a Docência na Educação Infantil. Porto Alegre: Evanfrag, 2019. p. 238-250.
FELIPE, Jane; BELLO, Alexandre. Das parcerias intelectuais e afetivas: o que podemos aprender com um grupo de estudos. Momento – Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 28, n. 3, p. 167–180, set./dez. 2019.
FELIPE, Jane; GUIZZO, Bianca Salazar. Erotização dos corpos infantis na sociedade de consumo. Pro-Posições, Campinas, v. 14, n. 3, p. 119-129, set./dez. 2003.
GUIZZO, Bianca Salazar; FELIPE, Jane. Rompendo com os scripts de gênero e de sexualidade na infância. In: SARAIVA, Karla; GUIZZO, Bianca Salazar (Orgs.). Educação em um mundo em tensão: insurgências, transgressões, sujeições. Canoas: Ulbra, 2017. p. 219-228.
IZIDRO, Lúcio; FELIPE, Jane. O que precisamos saber sobre pedofilia e pedofilização: aspectos médicos, jurídicos e culturais. In: SÁ-SILVA, Jackson Ronie; SANTOS, Marcos Eduardo Miranda; SILVA, Yuri Jorge Almeida da (Org.). A Discussão da Pedofilia no Campo da Educação. São Leopoldo: Oikos, 2018. p. 23-40.
LANDINI, Tatiana Savoia Landini. Violência sexual contra crianças na mídia impressa: gênero e geração. Cadernos Pagu, n. 26, p. 225-252, jun. 2006.
LEGUIÇA, Michele Lopes. “Atira no coração dela”: corpos e scripts de gênero na educação infantil. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
NUNES, Maria do Rosário. Pedofilização e mercado: o corpo-produto de crianças e adolescentes na era de direitos no brasil. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2009.
POULIN, Richard. Sexualisationprécoce et pornographie. Paris: la Dispute, 2009.
PRESTES, Liliane Madruga; FELIPE, Jane. Entre smarphones e tablets: pedofilia, pedofilização e erotização infantil na internet. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 20, n. 2, p. 4-20, 2015.
ROSA, Cristiano; FELIPE, Jane. Violência/abuso sexual contra meninos: masculinidades e silenciamentos em debate. PESQUISA EM FOCO (UEMA), v. 25, p. 144-167, 2020.
ROSA, Cristiano; FELIPE, Jane; SÁ-SILVA, Jackson. (2022). Pedofilização e scriptsde gênero: o que pode a produção teórica de um grupo de pesquisa? Diversidade E Educação, 10(1), 64–82. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14319
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3a. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Bianca Salazar Guizzo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.