A invisibilidade da juventude na vida escolar

Autores

  • Luiza Mitiko Yshiguro Camacho UFES - Vitória - ES

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo discute a identificação dos educandos, pela instituição escolar, se como alunos, se como crianças ou se como jovens. Aborda, também, o tratamento conferido aos destinatários das ações da escola, à presença ou não da preocupação com a faixa etária enquadrada como juventude e seus desdobramentos. A escola vem sofrendo um processo de inadequação no tratamento aos seus alunos ao não reconhecê-los como jovens. Este quadro acaba desencadeando impactos como: a desinstitucionalização da condição juvenil, a dificuldade dos alunos na construção da sua identificação com a escola e a ruptura da comunicação entre jovens alunos e educadores.

Biografia do Autor

Luiza Mitiko Yshiguro Camacho, UFES - Vitória - ES

Graduação em Pedagogia pela FECS (1974) , Especialização em Treinamento de Pessoal pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1975) , mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000) .

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Camacho, L. M. Y. (2004). A invisibilidade da juventude na vida escolar. Perspectiva, 22(2), 325–343. https://doi.org/10.5007/%x