A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens:o conhecimento, a indisciplina, a violência

Autores

  • Marília Pontes Sposito USP - São Paulo - SP
  • Izabel Galvão

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo retrata parte de pesquisa, empreendida entre 2001 e 2002 na cidade de São Paulo, sobre a vida dos jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas em um quadro de alterações sociais mais abrangentes da sociedade brasileira. Examinase o modo como estes alunos constroem uma experiência no cotidiano escolar cada vez mais situado na confluência de dois processos sociais complexos: de um lado, as relações com a escolaridade em contexto de expansão das matrículas da educação básica e, ao mesmo tempo, de crise das possibilidades de mobilidade social via escola; de outro, a disseminação da indisciplina, da violência e da insegurança na vida escolar, experiências que conformam práticas e a construção da identidade pessoal.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Sposito, M. P., & Galvão, I. (2004). A experiência e as percepções de jovens na vida escolar na encruzilhada das aprendizagens:o conhecimento, a indisciplina, a violência. Perspectiva, 22(2), 345–380. https://doi.org/10.5007/%x