Questões teórico-metodológicas da pesquisa com crianças

Autores

  • Juliana Pereira da Silva PUC - Rio de Janeiro - RJ
  • Silvia Neli Falcão Barbosa
  • Sonia Kramer

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Crianças-Pesquisa, Pesquisa-Metodologia, Crianças-Aspectos culturais, Infância-Aspectos culturais, Children-Research, Research-Children-Research, Infance-Cultural aspects, Niños-Investigación, Investigación-Metodologia, Niños-Aspectos cult

Resumo

O objetivo deste texto é o de contribuir para a fundamentação teórico-metodológica da pesquisa com crianças. Com base em Benjamin, o texto busca entender as relações entre infância, cultura e sociedade, a partir de uma perspectiva fundamentada na antropologia e na filosofia. Em primeiro lugar, situa-se o tema no contexto das ciências humanas e sociais, delineando alguns desafios e ilusões que os pesquisadores enfrentam. A seguir, é apresentada a produção acadêmica brasileira recente, trazendo diferentes perspectivas sobre o tema. O terceiro item analisa dois aspectos que, em uma interlocução com a antropologia, são considerados fundamentais para o trabalho de campo: distância e proximidade; familiaridade e estranhamento. O quarto item propõe algumas diretrizes metodológicas para a pesquisa com crianças, com base na obra de Bakhtin e de Vygotsky.

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Publicado

2005-01-01