Políticas educacionais e sujeitos: contribuição para desenhos de pesquisas em educação especial

Autores

  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O objetivo deste texto é contribuir para a discussão sobre a elaboração de pesquisas educacionais, apresentando um enfoque que propõe entender as ações e políticas implantadas sob o “olhar” de sujeitos da história. Para o desenvolvimento desta abordagem, busca-se a colaboração de diferentes campos do conhecimento: a história e a psicologia. Adota-se como fundamento o materialismo histórico e as contribuições da psicologia sócio-histórica a respeito da constituição social dos sujeitos. Com o intuito de explicitar a abordagem adotada, o texto traz um recorte de uma pesquisa em andamento, no campo da Educação Especial, em que é escolhido como sujeito central o aluno.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Kassar, M. de C. M. (2003). Políticas educacionais e sujeitos: contribuição para desenhos de pesquisas em educação especial. Perspectiva, 21(2), 413–430. https://doi.org/10.5007/%x