Políticas educacionais e sujeitos: contribuição para desenhos de pesquisas em educação especial
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O objetivo deste texto é contribuir para a discussão sobre a elaboração de pesquisas educacionais, apresentando um enfoque que propõe entender as ações e políticas implantadas sob o “olhar” de sujeitos da história. Para o desenvolvimento desta abordagem, busca-se a colaboração de diferentes campos do conhecimento: a história e a psicologia. Adota-se como fundamento o materialismo histórico e as contribuições da psicologia sócio-histórica a respeito da constituição social dos sujeitos. Com o intuito de explicitar a abordagem adotada, o texto traz um recorte de uma pesquisa em andamento, no campo da Educação Especial, em que é escolhido como sujeito central o aluno.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.