O lugar da abordagem qualitativa na pesquisa educacional: retrospectiva e tendências atuais
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
A atual hegemonia, assumida pela abordagem qualitativa na pesquisa social, evidencia a necessidade interna do campo da pesquisa em educação de rever seu processo de apropriação dessa abordagem e de elucidar as dimensões com as quais tem trabalhado. O texto apresenta uma retrospectiva do campo e explicita os contornos que favoreceram a mudança de tendência na pesquisa educacional, visando entender a atual hegemonia da pesquisa qualitativa e as dimensões que sustentam sua prática. O eixo central da discussão considera as mudanças relativas às abordagens metodológicas como subordinadas às mudanças de paradigmas na prática científica e, estas, condicionadas às mudanças no campo social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.