O lugar da abordagem qualitativa na pesquisa educacional: retrospectiva e tendências atuais

Autores

  • Rita Amélia Teixeira Vilela PUC - Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A atual hegemonia, assumida pela abordagem qualitativa na pesquisa social, evidencia a necessidade interna do campo da pesquisa em educação de rever seu processo de apropriação dessa abordagem e de elucidar as dimensões com as quais tem trabalhado. O texto apresenta uma retrospectiva do campo e explicita os contornos que favoreceram a mudança de tendência na pesquisa educacional, visando entender a atual hegemonia da pesquisa qualitativa e as dimensões que sustentam sua prática. O eixo central da discussão considera as mudanças relativas às abordagens metodológicas como subordinadas às mudanças de paradigmas na prática científica e, estas, condicionadas às mudanças no campo social.

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Publicado

2003-01-01

Como Citar

Vilela, R. A. T. (2003). O lugar da abordagem qualitativa na pesquisa educacional: retrospectiva e tendências atuais. Perspectiva, 21(2), 431–466. https://doi.org/10.5007/%x