Formação continuada de professores: reflexões a partir do pensamento complexo e da transdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98084Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Complexidade e transdisciplinaridade, Processos formativosResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a epistemologia do pensamento complexo e da transdisciplinaridade e sua importância para os processos de formação continuada de professores na contemporaneidade. Nesse intuito, questiona-se: como o pensamento complexo e a transdisciplinaridade podem contribuir com os processos de formação de professores? De que maneira essa epistemologia favorece práticas pedagógicas comprometidas com as demandas da realidade atual? A fim de aprofundar os aportes teóricos em uma educação transformadora, a construção e a reconstrução dos conhecimentos podem ser pautadas em princípios auto-eco-organizadores. Dessa forma, são necessários espaços formativos que propiciem mudanças, práticas pedagógicas mais humanas, flexíveis, coletivas e integradoras, a partir do próprio espaço docente, com teoria/prática interligadas. Nesse aspecto, o procedimento adotado foi a abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, com a finalidade de aprofundar os contributos teóricos sobre a visão de uma educação que busca uma formação pautada na ressignificação de concepções, conceitos e estratégias do processo de aprender e ensinar. Os resultados evidenciam a relevância de uma formação docente fundamentada na epistemologia do pensamento complexo, na transdisciplinaridade e na articulação entre conhecimento e sua organização. Essa perspectiva pode contribuir para uma prática pedagógica mais integrada e contextualizada, capaz de enfrentar a complexidade dos desafios educacionais e sociais; além disso, favorece a formação de professores mais críticos, reflexivos e preparados para lidar com a diversidade e a incerteza inerentes ao processo educacional.
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